Translate

quarta-feira, 1 de novembro de 2023

AMIGOS E UMA VIDA




Trabalhei por longos anos com uma família israelense. Nos tornamos amigos. Mesmo de longe, tem sido muito bom.

Nos anos 70, iniciando a vida de engenheiro na ABINEE, em São Paulo, conheci o industrial, Sr. Roberto Kaminitz.

Trabalhei com a família por longos anos em São Paulo e Manaus, onde atuei por cinco bons anos, atuando nas implantações das empresas, BSR, Douglas Mitsumi e DDA.

Sempre amigos, com os quais aprendi muito. Sr. Armando, Dona Eva, Sr. Roberto, Dona Bárbara e os fihos, Philip, Deborah e Mark.

Um pouco de história:

A família Kaminitz era proprietária de hotéis em todo o pré-estado de Israel. Em Hebron, Jaffa, Jericó, Jerusalém e Petah Tikva, que receberam viajantes internacionais famosos, empresários e líderes mundiais há mais de um século.

Em 1883, Eliezer Lipman Kaminitz, transferiu o hotel em Jerusalém que sua família havia estabelecido fora do Portão de Jaffa – o primeiro hotel fora dos muros da Cidade Velha – para um novo local na Rua Jaffa.

O hotel recebeu turistas do exterior e casamentos luxuosos. Entre os seus convidados famosos estava Theodor Herzl, o pai do sionismo moderno. Herzl se hospedou no hotel em 28 de outubro de 1898, para se encontrar com o imperador alemão Kaiser Guilherme II durante uma visita à Palestina.

O hotel foi transferido novamente em 1908, de volta à área do Portão de Jaffa, para um edifício maior. O Barão Edmond James de Rothschild ficou hospedado naquele local do hotel em 1914.

Com a eclosão da Primeira Guerra Mundial, o hotel foi confiscado pelos turcos, que o transformaram em uma estação de correios. Hoje está vazio, mas destinado à preservação histórica,

O Sr. Armando Kaminitz, neto do Sr. Eliezer e pai do Sr. Roberto, veio para o Uruguai. Mais adiante transferiu-se com a família para São Paulo, onde fundaram a empresa Douglas Radioéletrica SA, fabricante de alto-falantes, transformadores, chaves e bobinas para a indústria elétrica e eletrônica. Estava instalada no Tatuapé.

A família Kaminitz esteve presente e atuante na criação e construção do Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

O Sr. Roberto Kaminitz, que mora em São Paulo, criou uma nova conexão com Israel ao fundar a Associação Brasileira de Amigos do Instituto Weizmann de Ciência na década de 1980. 

Em tempo, os amigos Roberto e Bárbara já estiveram nos visitando em Itajubá.

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: