Translate

sábado, 21 de outubro de 2023

SIR ROBERT CHARLTON


Tomou o barco hoje (21) na Inglaterra, Sir Robert Charlton, simplesmente o craque de futebol inglês, Bobby Charlton, que nasceu em 11 de outubro de 1937, em Ashington, pequena cidade na região nordeste da Inglaterra.

Acompanhei admirado a vida do craque pelos tempos afora. Lembro-me (estava com 10 anos) de ler no jornal no dia 7 de fevereiro de 1958, sobre o acidente aéreo acontecido em Munique no dia anterior. O avião conduzia a equipe do Manchester United. Muitos tomaram o barco. Bobby sobreviveu. Estava com 20 anos de idade. Ele atuou pelo time até 1973. Vestiu a camisa do United em 758 partidas . 

Charlton se consagraria como um dos maiores heróis do futebol britânico, campeão mundial na única conquista inglesa, em 1966. Ele integrou também as seleções que disputaram as Copas do Mundo de 1958, 1962 e 1970.

Ficou na memória, a épica partida Brasil 1 x 0 Inglaterra, na Copa do Mundo de 1970, assistida junto com amigos, no dia 7 de junho daquele ano, na televisão com imagens em P&B, no bairro da Avenida, na casa do Zezé Barbatana e Dona Ivone, pais do colega e amigo Darly Guedes. É claro a torcida apaixonada pelo Brasil. Torcemos contra o Bobby Charlton. Todos devem lembrar da defesa do goleiro inglês, na histórica cabeçada do Pelé.

Seu irmão, dois anos mais velho, Jack Charlton, também jogou futebol e viria a ser um dos maiores ídolos do Leeds United e colega de Bobby na seleção inglesa, inclusive no título de 1966.

Em 1969, foi condecorado pela rainha e obteve o título de Sir.

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: