Translate

sexta-feira, 6 de outubro de 2023

MERCADO LÓGICO


“Sustentabilidade significa imitar a natureza. Precisamos criar uma economia finita, regenerativa e circular. O sistema tradicional vem promovendo a maior extinção da vida dos últimos 65 milhões de anos. Se não for estancado imediatamente, a humanidade irá desaparecer em algumas décadas.”

Hugo Penteado, ecoeconomista, autor do livro “Eco-Economia, Uma Nova Abordagem”


Caro zelador, acho o tema de muita importância. Desde priscas eras. Não sou especialista. Vou tentar elucidar. Aproveitando a penetração do Viver. Tentarei também apreciar mais o lado econômico e político da questão.

O efeito Estufa – o básico

Efeito estufa é um fenômeno atmosférico natural responsável pela manutenção da vida na Terra. Sem a presença desse fenômeno, a temperatura na Terra seria muito baixa. Na média global seria sempre negativa. Então por que tanto preocupação nas últimas décadas com o fenômeno?

Explicando. O raios solares chegam ao planeta para permitir a vida dos seres vegetais e animais. Parte desse raios “fica” na Terra e parte é refletida de volta ao espaço. Depois da Revolução Industrial (1.760) iniciou-se um aumento significativo de emissão de gases poluentes, principalmente CO2 (Dióxido de carbono e não só ele) devido principalmente a queima de combustíveis fósseis. E outras atividades humanas. 

Então essa “nuvem” de poluição, que vem aumentando ano após ano, “segura” no planeta parte desses raios solares refletidos que deveriam voltar ao espaço. Daí o aumento da temperatura média da Terra. É como se estivéssemos colocando, ano após ano, um “cobertor” adicional sobre o planeta. 

A temperatura média da superfície terrestre aumentou 1,5 º Celsius ao longo dos últimos 250 anos, incluindo um aumento de 0,9º Celsius ao longo dos últimos 50 anos.

Esse aumento das temperaturas médias têm efeitos quase que imediatos. Destacamos: diminuição das geleiras e das calotas polares, aumento do nível dos mares, alterações para pior nos fenômenos como furacões. Tornados, tempestades chuvas e secas extremas. E calor, muito calor. E cada vez estações dos anos menos definidas.

Nos próximos capítulos vamos abordar e entender algumas dessas consequências para nós seres vivos. E para a economia.

Mercado-Lógico

Viver é Perigoso

6 comentários:

Anônimo disse...

Entendendo mais agora.

Anônimo disse...

O universo foi feito por um Criador q pensou em tudo.
O homem ainda está muito longe pra entender ou achar q entende de alguma coisa...
Tenha fé.

Anônimo disse...

Ter fé é muito bom.
Mas de que vale a vida se não podemos aproveitar tudo que ela nos ensinou?
De que vale a inteligência, a ciência e o conhecimento?
Passamos uns anos, 4, renegando tudo isso.
Mas em milhares de anos entendemos alguma coisa ou estaríamos ainda andando nus e morando em cavernas.
Não acha?

Anônimo disse...

Sobre CO2: https://umsoplaneta.globo.com/clima/noticia/2023/10/05/novo-estudo-na-nature-revela-que-rochas-podem-ser-fonte-de-emissoes-de-co2-desafiando-visao-anterior.ghtml?utm_source=Whatsapp&utm_medium=Social&utm_campaign=compartilhar

Perlustrador da Mantiqueira

Anônimo disse...

Só 4?
Por favor....
Aí vc forçou a quinta do fusca.
Siga com fé

Anônimo disse...

Interessante o Brasil ficou assim, antes de Bolsonaro e depois de Bolsonaro.
Igual na terrinha antes de RR e depois de RR.
O povinho pequeno...não adianta.
Faz uns L,s.
Pobreza