Translate

segunda-feira, 9 de outubro de 2023

JUÍZO MOÇADA !



Fábio Victor - Folha (recorte)

Cidade por décadas reconhecida como modelo de urbanismo e com papel progressista na redemocratização, Curitiba emergiu na última década, com a Lava Jato e a maior votação proporcional de Jair em uma grande capital, como polo da direita brasileira. 

Pendor conservador tem longa tradição por lá, ligada à imigração europeia, ao pujante movimento integralista local e, mais recentemente, à influência do jornal Gazeta do Povo e do ex-morador Olavo de Carvalho, que viveu por cerca de cinco anos em Curitiba, de 2000 a 2005.

Em 1955, quando Plínio Salgado, fundador da Ação Integralista Brasileira, concorreu à Presidência, terminou apenas em quarto, com 8,2% dos votos (atrás de Juscelino Kubitschek, Juarez Távora e Adhemar de Barros). Mas o líder integralista teve no Paraná sua melhor votação em todo o país (24%). O eleito JK ficou em quarto.

A Gazeta do Povo, , tem como colunistas alguns dos mais fervorosos jairzistas, casos do deputado federal Nikolas Ferreira e dos jornalistas Alexandre Garcia, Rodrigo Constantino, Guilherme Fiuza e Luis Ernesto Lacombe, entre outros.

Segundo o economista Murilo Hidalgo, fundador do instituto Paraná Pesquisas, é impossível entender a cidade sem entender o jornal. "Curitiba retrata a Gazeta, e a Gazeta retrata Curitiba".

Viver é Perigoso 

Nenhum comentário: