Translate

sexta-feira, 13 de outubro de 2023

JUÍZO MOÇADA !



O presidente da Associação Mineira de Municípios, Marcos Vinícius Bizarro, previu, na manhã desta sexta-feira (13), uma possibilidade de colapso financeiro das prefeituras do Estado em maio do ano que vem.

Ele relatou que os dois principais gargalos são a queda na arrecadação do ICMS e o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Levantamento realizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) entre os meses de janeiro e agosto deste ano mostra que 54,8% das prefeituras mineiras reduziram o quadro de funcionários – como terceirizados, contratados ou integrantes de redes parceiras –, 52% desativaram veículos e 40,7% cortaram cargos comissionados com o objetivo de minimizar os impactos da queda de arrecadação.

O mesmo levantamento revela que, nacionalmente, a principal medida para lidar com a crise financeira enfrentada pelos municípios foi a adesão a programas de refinanciamento de dívidas, solução adotada em 61% dos municípios. Há ainda prefeitos que optaram por reduzir o horário de expediente dos órgãos públicos e até por suspender serviços, como a coleta de lixo.

Afirmou o Presidente da AMM (???):

“Eu acredito que sim (alguns abrirão mão da reeleição). Administrar sem recurso financeiro é muito difícil, porque o cidadão não bate lá no Palácio do Planalto, não bate na porta do governador Zema. Ele bate na porta da prefeitura”

Blog: Na terrinha algumas providência (cortes) já foram anunciadas. Sobre cancelamento/adiamentos de festas/shows, nada foi comentado.

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: