Translate

terça-feira, 24 de outubro de 2023

CANTINHO DA SALA



Mark Rothko - White Center (Yellow, Pink and Lavender on Rose) - 1950

" O entendimento da arte é muito individual e somente pela observação meditativa é possível captar a realidade e a beleza que a definem. A pintura não precisa de explicações, pois fala por si. Basta o silêncio na contemplação da obra. "

Mark Rothko

Markus Yakovlevich Rothkowitz, simplesmente Mark Rothko, de origem judáica, nasceu na Rússia em 1903. Imigrou para os EUA, com sua família, 1913. Tornou-se um dos maiores pintores do período pó-guerra.

Em 1929, tornou-se professor de desenho para crianças. De acordo com seus amigos, tinha uma natureza difícil. Profundamente ansioso e irascível, podia ser também extremamente afetuoso.

Rothko era um intelectual, um homem extremamente culto que amava a música e a literatura e era muito interessado pela filosofia, em particular pelos escritos de Nietzsche e pela mitologia grega.

Após ter experimentado o expressionismo abstrato e o surrealismo, ele desenvolveu, no final dos anos 1940, uma nova forma de pintar. inventa uma forma meditativa de pintar, definida como "Colorfield Painting" (pintura do campo de cor).

Em suas telas, ele se exprime exclusivamente por meio da cor em tons indecisos, em superfícies moventes, às vezes monocromáticas e às vezes compostas por partes diversamente coloridas. Ele atinge assim uma dimensão espiritual particularmente sensível.

Seu quadro intitulado “White Center (Yellow, Pink & Lavender)” – “Centro Branco (Amarelo, Rosa e Alfazema)” tornou-se, em 2007, a mais cara obra de arte contemporânea vendida em leilão. Ela foi arrematada por US$ 72,8 milhões.

Rothko, doente e com depressão, em 1970, em Nova York, tomou o barco por iniciativa própria.

Viver é Perigoso

2 comentários:

Anônimo disse...

Nada ainda???!!!
Tá muito devagar.
O povo quer saber
kkkkkk

Anônimo disse...

O anônimo aí das 06:53, está se referindo a que?