Translate

segunda-feira, 17 de julho de 2023

PRESERVAÇÃO DO DIRETÓRIO ACADÊMICO DA UNIFEI



PRESERVAÇÃO DA - UNIFEI - Compromisso com a História e Comunidade

DA-UNIFEI , prédio histórico que representa parte significativa da memória de nossa cidade, Itajubá, construído com recursos provenientes de alunos e ex-alunos, com número que ultrapassa 100 mil em todo o Brasil, cujo edifício agrega não apenas valor arquitetônico, mas também um significado especial para a comunidade.

DA-UNIFEI, um inestimável marco das conquistas e eventos marcantes que moldaram e impulsionaram o desenvolvimento de Itajubá. Ao longo dos anos, o Diretório Acadêmico - DA em sua sede física tem sido um protagonista ativo na promoção da cultura, das artes e da integração entre estudantes. Sua preservação é fundamental para manter viva essa tradição e permitir que futuras gerações conheçam e se inspirem em seu legado.

O DA-UNIFEI representa uma ligação significativa entre a Universidade e a comunidade local. Os ex-alunos, responsáveis por grande parte dos recursos investidos na construção do prédio, mantêm um laço afetivo com a instituição. A preservação do prédio DA é uma forma de valorizar essa contribuição e manter viva a memória daqueles que, por sua dedicação, ajudaram a moldar a Universidade e a cidade como um todo.

Como ex-prefeito, por oito anos, tenho conhecimento das necessidades e prioridades da educação em nossa cidade. Reconheço o potencial das escolas adjacentes ao DA-UNIFEI, que já comportam tranquilamente as demandas de toda região do bairro, assim como a possibilidade da utilização do terreno vizinho ao Diretório, que já é propriedade do município.

Registro, porém, que é de suma importância que se preserve o DA em sua estrutura física , considerando seu papel como um dos pilares da UNIFEI e do progresso acadêmico e cultural de Itajubá.

Como já manifestei publicamente em 2016, quando estava à frente da Administração Municipal, ao ocorrerem rumores sobre a desapropriação do DA-UNIFEI, entendo como de suma importância a sua preservação .

Venho,  ora assumir, como pré-candidato a prefeito de Itajubá no próximo pleito, o compromisso de, em sendo eleito, cancelar o ato de desapropriação do DA-UNIFEI, caso ele tenha sido levado a efeito.

Posiciono-me também firmemente contrário à possível doação pelo município - como compensação à desapropriação decretada - de área localizada no entorno do Lago do Parque da Cidade para construção de um novo prédio para o DA-UNIFEI. Considero essa proposta inaceitável, uma vez que o local cogitado , a meu ver, não é ideal para tal fim e tão pouco para o admirado e magnífico Parque, cuja honra tive de contribuir para a construção.


Rodrigo Imar Martinez Riera.

Viver é Perigoso

18 comentários:

Anônimo disse...

Ué, nao foi ele quem colocou o atual?
Não são parceiros?
Acaba de perder meu votinho....

Edson Riera disse...

O ex-prefeito apenas, como não poderia deixar de ser, reforçou o seu posicionando público de 2016, contrário a desapropriação do DA. O atual prefeito era vice na época e deve ter faltado naquele dia.

Anônimo disse...

Muito bom...sigamos em frente...
Preferia defender um Parque Tecnológico...
Mas, voto e voto.
Alias tudo muda, tudo passa, precisamos de visao de vanguarda.
Desenvolvimento....

Anônimo disse...

Sou do contra!

Anônimo disse...

Itajubá difícil....porteira aberta para o pt entrar n prefeitura...

É cada uma....
E assim...
Chico abriu BPS entrou
ai RR entra , poe o atual e agora abrem para o pt nadar de braçada.
Não sei nao...q falta de visão...
Pobre Itajubá....

Anônimo disse...

Sim, o atual era seu vice. Mas há uma grande diferença entre os dois e certamente Riera voltará e vai ganhar a eleição de lavada.

Anônimo disse...

Que piada

Anônimo disse...

Todo patrimônio histórico deve ser mantido , existem outras prioridades na cidade de Itajubá !!

Anônimo disse...

Na vida é preciso estar vivendo os momentos, atualizar, crescer, amadurecer, certamente os grandes homens sabem como isso é importante...
Repensar é ser inteligente.

Edson Riera disse...

Concordo. Destruir o conquistado, literalmente, com sangue, suor e lágrimas é de uma insensibilidade e idiotismo sem tamanho. Coisa de gente que acabou de chegar.
Zelador

Anônimo disse...

Nada é eterno cumpanheiro.

Anônimo disse...

Perdemos praças, cinemas,ruas, casas INDÚSTRIAS, Jornal , lojas, escolas, e o progresso sempre correndo e tem gente brigando por tantas coisas...
Sei não, cada um com suas prioridades mas não pode mudar o DA?
E o predio da Câmara, casa WB, e tantas coisas q ....fala serio pessoal.

Anônimo disse...

É chique fazer manifestacao pelo DA.
Agora pro preço da passagem do buzão nem de boné e camiseta.
Feiura.
Só chamando os vereadores antigos pra protestar...kkkkk

Anônimo disse...

Vc gostaria de morar em frente ou ao lado do D A? E passar apuros com a poluição sonora nos fins de semana e também outras coisitas mais???,

Edson Riera disse...

DA

Na certa o DA já existia quando você foi morar nas proximidades. O DA é muito mais que som. Eu já era da Boa Vista quando montaram o local de shows do Parque de Exposições com uma barulheira de péssima qualidade.

Zelador

Anônimo disse...

O prefeito ta certinho.
Alias precisa coragem tbem pra mudar as barraquinhas da beira do rio..
Fazer suas gôndolas,
Fazer o Sapucaí navegavel...
E tantas coisas mais...
Visão de vanguarda...
Desrnvolvimento..
Alias coragem tambem para acabar com a POLUIÇÃO SONORA de tantas igrejas por ai.
Acabar com TANTAS LOMBADAS....absurdo...
TAca LHE PAU.

Anônimo disse...

Não sei porque, mas todo prefeito gosta de reformar praça . Alguém explica.? Aqui na cidade que moro, também.

Anônimo disse...

Sr. Anônimo, minha relação com esta cidade iniciou em 1989. Ao longo destes anos pude perceber que Itajubá poderia estar muito melhor, mas pensamentos como os seus explicam o porquê de termos representantes medíocres.