Translate

segunda-feira, 10 de julho de 2023

POIS É...


O infectologista da Fiocruz Marcus Lacerda, líder do primeiro estudo do mundo a demonstrar a ineficácia da cloroquina contra a Covid-19, receberá na próxima quarta-feira (12) do presidente Lula a condecoração da Ordem Nacional do Mérito Científico (ONMC). 

O título será entregue quase dois anos após a revogação da mesma honraria pelo ex-presidente Jair.

Em novembro de 2021, Lacerda e outros 21 cientistas foram condecorados pelo então presidente Jair e pelo então titular da pasta, Marcos Pontes. Na mesma semana, no entanto, a concessão do título de comendador ao cientista foi cancelada em publicação no Diário Oficial da União. 

O estudo liderado por Marcus Lacerda e assinado por outros 27 pesquisadores, foi publicado em abril de 2020 no Journal of the American Medical Association. Trata-se do primeiro ensaio clínico no mundo a confirmar, com evidências sólidas, que a cloroquina não funcionava no tratamento de pacientes da Covid-19.

Na época, a droga era defendida abertamente por Jair e pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O trabalho demonstrou, ainda, que doses mais altas da cloroquina provocavam arritmia cardíaca, o que levou a recomendação da suspensão do uso do remédio pelo Instituto Nacional de Saúde dos EUA.

Lembrando, que o epidemiologista Cesar Victora, professor emérito da Universidade Federal de Pelotas, recusou o título de grão-cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico concedido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, em protesto contra a revogação da honraria concedida ao cientista Marcus Lacerda.

Viver é Perigoso

Um comentário:

Anônimo disse...

Cibalena, melhoral, alkaselsa,óleo de fígado de bacalhau, bezerol, sonrizal....cha de hortelã resolviam tudo.