Translate

quinta-feira, 13 de julho de 2023

ECMTI - AGUARDEM !


ECMTI - Escola Cívico Militar de Tempo Integral 

É do conhecimento geral o posicionamento, o que um direito dele, jairzista do Prefeito de Itajubá, Chistian Gonçalves. Acompanhou com entusiasmo, quando da pandemia, o tratamento precoce estimulado pelo ex-presidente Jair. Apareceu, quando da campanha eleitoral, em fotografias, fazendo a conhecida "arminha".

Logicamente, deve ser totalmente favorável a Escola Cívico-Militar, criada e em funcionamento na nossa antiga Escola de Horticultura.

O prefeito resolveu, depois de vinte anos abandonado, incrementar o projeto de uma Escola de Tempo Integral no município. Bem-vinda.

Desastradamente e de forma imperial desfechou um Decreto de Desapropriação do histórico Diretório Acadêmico dos alunos da Unifei. Quer porque quer derrubar o prédio e construir a escola no impróprio local. Além de buscar atingir um monumento, que pela sua independência é erroneamente considerado de esquerda, aproveitar e integrar o ITC - Praça de Esportes, no seu projeto.

Valores altos envolvem a ideia. Além da destruição do patrimônio histórico, a autoridade municipal imagina que  com 5 milhões de apoderará do Diretório Acadêmico. Mais uns 15 milhões para construir a escola e limitar dastricamente o uso das instalações do ITC pela população.

Caiu do céu a decisão federal de fechamento das Escolas Cívico-Militares, no caso, a atualmente em funcionamento no extraordinário local onde funcionou a Escola de Horticultura, que está ao alcance direto da prefeitura. Basta ter juízo e querer.  

Aliás, excelente oportunidade de constestar a decisão federal e de forma pioneira, não só manter a escola civico-militar, mas ampliá-la para ser de tempo integral.  

Para os que estão chegando agora, o local em fóco, está inserido em uma área verde de grande expressividade, tendo ao fundo o parque florestal Anhumas. Possui inúmeras e extensas arcadas em seu exterior e em seu interior o chão é de tábua corrida, janelas altas com formato arredondado e escadaria em madeira. Seu acesso é feito, também, por uma alameda central, ladeada de árvores e palmeiras-imperiais. 

 Em Itajubá, no final do século XIX, nas terras da fazenda do Cel. João José Rennó, surgiu a “colônia de imigrantes” – italianos, negros e indígenas – e em seu terreno uma instituição para crianças pobres – filhos desses imigrantes-, que acabou por estender seus serviços às crianças pobres e abandonadas de toda a região. 

O educandário foi reconhecido pelo governo estadual de Wenceslau Braz, em 1910, recebendo o nome de Instituto Dom Bosco, este que prestou inestimáveis serviços a educação de meninos carentes em Itajubá e região, dando-lhes instrução e formação profissional sendo ministrados os seguintes cursos: alfaiataria, sapataria, carpintaria, marcenaria, ferraria, serralheria, selaria. Além das oficinas, havia curso primário, aulas de agricultura, instrução militar, desenho e pintura e também música. 

Em 1929 era lançada a pedra fundamental para a construção do novo prédio do Instituto, que foi inaugurado em 1931, e contou com a presença de personalidades do estado e também da cidade, além do comparecimento do poeta Carlos Drumond de Andrade. 

Em 1933 o Instituto, por decreto, passou a ser uma escola profissional e foi renomeada como Escola de Horticultura. O curso de agricultura já funcionava desde 1931. 

Em 1965, o governo estadual transformou a Escola de Horticultura em Colégio Agrícola de Wenceslau Braz. 

(dados net)

Viver é Perigoso

8 comentários:

Anônimo disse...

Barroso disse que ao afirmar que "derrotamos o bolsonarismo" se referia aos extremistas que invadiram as sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro, e que este grupo representa uma "minoria".

É , somos um Zé Mane mesmo.
Como q pode um juiz dizer estas coisas???
Pobre pais, vergonha.

Anônimo disse...

Pesquise camarada.!!

NAO VAI ACABAR AS ESCOLAS CIVICO MILITAR..

Muito pelo contrário...

Bom que o prefeito apoie este projeto.
Cada coisa é uma coisa.

Lá vai ficar e continuar.
Arrumem outros factoides.

Luiz Brochetto disse...

Concordo que a antiga escola cívico militar atual possa se transformar em uma escola de tempo integral sem precisar gastar os milhões na desapropriação do DA UNIFEI. Espero que tenha um programa pedagógico que amplie muito os horizontes de nossos cidadãos.

Anônimo disse...

Espero q o prefeito siga em frente ...Itajubá é dificil....

Anônimo disse...

Ué Zelador,
Nunca vi o pessoal defender o Parque Tecnologico , as Incubadoras, o pojeto da Rota 459, o sistema de C&T.

Interessante!

Muita pobreza! NÃO?
DA?
Fala serio.

Anônimo disse...

Programa pedagógico!
Bom!
Aqui é Itajubá, cidade Universitária....
Tecnopolis!
Facil de ser amada.

Defenderam tanto o sistema de ciencia e tecnologia , cartazes passeatas, alunos, professores todos brigando pelo desenvolvimento....??
Não, hj brigam pelo DA.

Parque tecnológico?
Não.
Parque municipal...

Ta tudo bem....

Edson Riera disse...

Abraço Brochetto

Anônimo disse...

Bom, já q estao apoiando, pra mim este absurdo, melhor nem dar minha opinião.
Que venca o mais forte.