Translate

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

FALHA DE SAN WENCESLAU

Todos sabem que a crosta terrestre é composta de diferentes placas tectônicas que estão em constante movimentação. As duas placas mais famosas no mundo estão nos Estados Unidos. A Placa norte-americana e a Placa do Pacífico. A movimentação entre as duas provocou uma das maiores falhas do planeta, a de San Andreas.
O atrito entre essas duas placas gera terremotos na região, causando estabilidade provocando violentos terremotos, como o registrado em São Francisco em 1906.
Em Itajubá também é conhecida a falha de San Wenceslau.
Que fique claro: não se trata de uma falha na superfície terrestre, mas uma falha virtual presente constantemente no meio político e empresarial da terrinha, provocando abalos de relacionamento muitas vezes irreversíveis.
Diferentemente da Califórnia, temos identificadas e em constante movimento de acomodação, três placas.
Mudanças de comportamento de animais domésticos e principalmente das minhocas, (e possivelmente a proximidade de eleições), dão conta que estamos prestes a presenciar mais um fenômeno do tipo.
Seria o Big One ?
Aqui como lá, a movimentação provoca a separação de pessoas, de partidos, de grupos, bem como a aproximação de alguns, mesmo inicialmente parecendo esdrúxulas.
Todos são levados pelas forças da natureza.
Lamentavelmente a falha de San Wenceslau tem provocado no decorrer dos tempos, insegurança e desconfianças nos moradores, impedindo inclusive planejamentos a médio e longo prazo.
Pelas declarações, pressume por exemplo, que o PT e o prefeito Jorge estejam sobre a mesma placa e pela proximidade da falha, um movimento poderá levá-los para placas diferentes. 
Praticamente impossivel de ocorrer uma acomodação das placas onde estão situados o Chico e o Rodrigo. A tendência, pelas características será de choque, que poderá ser amenizado pela interferência da placa jorgiana.
Poderá ocorrer, embora as possibilidades sejam mínimas, a formação de uma nova placa.
O terrível dessa movimentação toda, é o tempo que leva para reparação de todos os danos provocados.
Fazer o quê ? É da natureza.

ER 

9 comentários:

Aldoo disse...

Falou das minhocas mas não falou dos minhocões que vem para cá, chamando um e outro de tio, colocando tratores nas estradas, dizendo que nasceram em Itajubá e mil coisas mais...

Edson Riera disse...

Aldo,

Ainda iremos escrever sobre as placas tectônicas empresariais. O Dr. Aldo está numa placa que se mantem em constante choque com a Placa onde se situa conhecida cooperativa médica. Não existe perigo de se fundirem.
Se pudesse escolher, arrumaria uma beira na sua placa.

zelador

Anônimo disse...

Brilhante texto.
O Departamento de Sismologia Itajubense encontra-se fechado, mas os já surrados sismógrafos continuam registrando movimentações nos 3 principais tipos de limites entre as placas itajubenses: as convergentes, as divergentes e as transformantes.
Apostar e tentar identificar nomes de politicos e os tipos acima é forçar demais as antes uteis máquinas registradoras itajubenses.
Ah !! Não esquecer das placas itajubenses menores que geralmente provocam abalos nada agradáveis e que tem provocado a quase desintegração das pobres, mas ainda fiéis, máquinas.

Ass: Pagador de impostos

Edson Riera disse...

Pagador de Impostos,

O comentário ficou melhor que o post. Deixou mais proximo da realidade.

Zelador

Anônimo disse...

Pagador de Impostos.

Em simples e despretenciosa análise me parece o seguinte:
Divergente e na contramão é aquele que briga com todo mundo, Prefeito Jorge.
Transformante e na mão sinuante esta aquele que muda de partido e de apoiantes a cada eleição, ex-prefeito Chico Marques.
Convergente e na mão única é aquele que tenta unir todos em única direção (Leandra, Cristy, Robson, etc) sem olhar
no retrovisor, Rodrigo Riera.
Esta será uma eleição diferente e propositiva.

De olho

Anônimo disse...

Voto no Chico Marques pois acho que merece uma terceira chance.
Se não foi bem nas duas vezes que foi prefeito foi porque o orçamento era pequeno.
Agora com a experiência que acumulou trabalhando com o Arrudas em Brasília será desta vez um grande prefeito.

Anônimo disse...

Prezado Zelador

Sou um mero fio condutor de uma fonte inesgotável de riqueza que por obra do acaso passa diariamente por nós.

Prezado De Olho

Sua abordagem é conclusiva sim.
Só gostaria que fossemos como no Japão e outros tantos lugares que se unem e criam condições sobre humanas de renascer e re-organizar sempre a cada choque das tão temíveis placas(maiores e menores), que por aqui nos insistem quase que semanalmente em nos aterrorizar vindas lá do tão tão distante Palácio Jorgiano.

Ass: Pagador de impostos.

Aldoo disse...

Bem vindo à minha placa. Muita gente já percebeu que está numa outra, a deriva, está mareando, e um dia vai pular, mas agora é tarde. Só aceito determinadas pessoas. Nada de crianças e senhoras primeiro. Só amigos.

Anônimo disse...

Olho pra essas discussões e fico triste. Em Itajuba não vejo união, só interesse. Alguns pelo poder, outros pelo dinheiro, e tem aqueles que só procuram ser políticos pra receber "aquele cumprimento" na rua. Uma pena. São poucos os idealistas equilibrados. Até existe idealista, mas quase todos com um tempero fundamentalista... O pior é que ninguém se enxerga como realmente é, se enxergassem, abandonariam a política e se contentariam apenas com seu próprio trabalho (se é que trabalham).. Para mim, o verdadeiro político com espírito público é aquele que não quer ser, mas aceita como sacrifício pessoal, pensando no seus filhos, amigos, conhecidos na cidade, e até em seus inimigos. Mas é difícil de achar isso. Itajubá tem os representantes que merece.