Translate

terça-feira, 14 de junho de 2011

RECONHECIMENTO EM TEMPO - II

Comentário feito pelo Roberto Lamoglia

Concordo de A a Z. Sei muito bem do esforço desenvolvido pelo Doutor Rosemburgo na implantação da nossa Faculdade de Medicina que é hoje orgulho de nossa cidade como sempre foi e será o nosso Instituto Eletrotécnico de Itajubá. As dificuldades enfrentadas pelo doutor Rosemburgo Romano e o doutor Teodomiro Santiago devem ser medidas pelo fator ÉPOCA. Mas não foram diferentes. Estava em Belem do Pará, quando o Dr. Italo Mandolesi Filho (meu amigo e primo) me perguntou se conhecia o Doutor João Paulo do Valle Mendes, médico paraense e membro na ocasião do Conselho Federal de Educação e que era o Relator do processo para o reconhecimento da Faculdade de Medicina. Naquela época o processo de reconhecimento de uma Escola de Nivel Superior e principalmente de Medicina era muito diferente de hoje, quando basta ser amigo do Rei...( O Dr. João Paulo era tambem na ocasião, membro e relator de um Grupo de Trabalho designado pelo Conselho Nacional de Pesquisas para avaliação de pesquisa fundamental e pós-graduação na área de Ciências da Saúde, com vistas a elaboração do Plano Básico de Desenvolvimento Científico e Tecnológico para o II Plano Nacional de Desenvolvimento do Governo Federal para os anos de 1974/1979 (Governo Geisel). Tive a honra não só de conhece-lo como de privar de sua amizade. O Dr.Italo me solicitou na ocasião que levasse ao Dr.João Paulo o pleito da Direção da Faculdade de Medicina e da Sociedade Itajubense, que aguardavam ansiosamente o RECONHECIMENTO da mesma pelo MEC, pois o mesmo era fundamental para que os médicos já formados tivessem seu Registro junto ao Conselho Federal de Medicina. Lembro-me de sua resposta sempre amiga:" Caro Roberto, tenho no momento dois processos de grande importância para relatar, e vou conclui-los na mesma data, pode ficar calmo, pois o Brasil necessita da aprovação dos dois. Mande meu abraço ao Doutor Italo e ao Doutor Rosemburgo, este inclusive um batalhador incansável. Conheço toda a história e dificuldades por que passaram. Este é mais um testemunho do que o Doutor ROSEMBURGO ROMANO, com a ajuda de vários Itajubenses, mas sob sua BATUTA fez pela Faculdade de Medicina de Itajubá.

Roberto Lamoglia

Blog: Temos uma enorme admiração pelo Dr. Ítalo Mandolesi, Dr. Itinho para os mais antigos. Outro grande nome, de tantos que batalharam peko Hospital e FMI, está o João Mauro Moraes. Uma pessoa além do seu tempo.

ER

Por Roberto Lamoglia em RECONHECIMENTO EM TEMPO às 12:50

4 comentários:

Aldo disse...

Sou amigo e fã incondicional do Dr. Rosemburgo. Poucas pessoas já fizeram o que ele fez não só por uma cidade, mas pelo Brasil inteiro, porque temos médicos de todos os rincões brasileiros formados aqui. E geralmente bons médicos.

Aldo disse...

E olhem que ele não é da Boa Vista!...

Aldo disse...

E o Dr. Italo é outro grande de Itajubá. co-fundador da FMIt, médico e fundador da unimed, medico da Santa Casa, sempre foi um profissional de primeira, competente, honesto e altruista. É uma pessoa querida por nós todos, seus ex-alunos e seus sempre amigos.
Itinho, um abraço e que Deus o proteja sempre
Aldo

Wartão disse...

Caro Zelador e amigos itajubenses, a homenagem póstuma, ressalvando os casos em que ela é perfeitamente cabível, é bem vinda e muito comum em nosso país, mas não caracteriza e nem configura homenagem direta e objetivamente voltada para quem a merece receber e no caso do Dr. Rosemburgo eu faço eco aos comentários do Zelador, do Dr. Aldo e do Roberto.
Nós acreditamos que as homenagens originadas do Poder Público devem ser prestadas prioritariamente ainda em vida ao agraciado com ele presente ao evento, se for possível, ou pelo menos tomar conhecimento formal da homenagem.