Translate

quinta-feira, 30 de junho de 2011

MEMÓRIA ZERO


Bing Crosby

Outro dia o Ruy Castro publicou em sua coluna o resultado de uma pesquisa feita pelo site da revista britânica "NME" - New Musical Express, sobre os 20 maiores cantores de todos os tempos. Acreditem: 10 milhões de pessoas se manifestaram.
Em primeiro posto ficou o Michel Jackson, seguido de Freddie Mercury, Axl Rose e por aí afora. Dos "antigos", foram mencionados Ray Charles e Elvis Presley.
Cita o colunista:
De 1927 a 1962, campeoníssimo Bing Crosby emplacou 396 gravações nas paradas americanas. Frank Sinatra, 209; Elvis, 149; os Beatles, 24; Elvis, 18.
Calcula-se que, somente até 1980, Bing Crosby tenha vendido 400 milhões de discos. Para os leitores da NME, ele não existiu.
Fico imaginando sobre o resultado de uma pesquisa similar no Brasil. Com certeza seria liderada por uma dupla (que de caipira não tem nada), seguido por mais umas dez outras duplas sertanejas, uns dois ou três de Axés e uma meia dúzia de interpretes de pagode.
João Gilberto, Elis, Chico Alves, Nelson Gonçalves, Elizeth, Doris, Noite Ilustrada, Jamelão, Gonzaguinha e Gonzagão, Dalva, Angela, Cauby e outros grandes, sequer seriam lembrados.
Na verdade os mais moços parecem estar atacados por um Alzheimer musical.

ER  

Nenhum comentário: