Translate

quinta-feira, 2 de junho de 2011

LIVRO PRESENTE DE AMIGO

50 ANOS A MIL

Post da Bah

Tinha tudo pra dar errado... Hoje terminei de ler o livro do Lobão "50 anos a mil" São 591 páginas de uma documentação histórica.É um livro muito bem feito, muito enriquecedor e acima de tudo uma catarse pessoal. No seu relato, Lobão ameniza de forma elegante e rica os episódios mais fortes de sua vida, que se fossem escritos de outra forma chocariam tanto que poderia ser impublicável. Percebi que Lobão tem uma cabeça privilegiada e uma inteligência rara. Sua sensibilidade e delicadeza intelectual fazem do livro um sucesso. Já é o terceiro mais vendido. Ele descreve a engenharia de sua própria vida e a reinvenção da mesma. Como ele mesmo escreve no final: "uma história de amor louca, insólita, humana, imprevisível, improvável, mas bem real". :" fui me inventando...sempre no olho do furacão... Eu tinha tudo para dar errado, mas consegui me agarrar a cada tábua de salvação que chegava até mim. Um náufrago à deriva... Vale a pena ler e conhecer o outro lado desse ser valente e consciente. Adorei.

Bah

Blog: Bah, nunca fui muito com a cara do Lobão e não sei a razão. Ganhei o livro no natal. Já comecei a ler o "catatau" umas par de vezes. Sempre deixo de lado. Atendendo a sua recomendação irei tentar uma vez mais. Pode ser pura birra minha.

ER

20 comentários:

Bah Gorgulho disse...

Zézinho
Não é birra não. Eu acho que se não ganhasse o livro, não compraria. Só li porque meu filho me deu e me disse:
__Mamãe a honestidade e coerência sempre triunfam. Leia que você vai gostar porque a essência do Lobão fez ele superar todos os obstáculos que encontrou.
Vai virar filme.

Anônimo disse...

Isso não é Lobão é um bobão, bobobão!

Anônimo disse...

De bobo ele não tem nada.Bobos somos nós que ainda falamos dele.
Inconformada

Anônimo disse...

Ta certo.
O povo gosta mesmo de porcarias.

Anônimo disse...

É sempre importante ver o lado bom das coisas. Em um país que não tem tradição e nem princípios quem grita mais alto e fala melhor vence...

Que seria do verde se todos gostassem do amarelo?

Anônimo disse...

Nada a ver, mas porque será que achamos fantastico uma pessoa se drogar, matar , fazer um monte de maldades e depois ir na TV , na midia,com uma biblia debaixo do braço falar de Deus e ficar contando o que fez.
Normalmente vira case, faz sucesso e tal. Será que é preciso ir ao fundo do poço ver como é pra voltar e ser gente normal?

Coisa sem graça!

Odeio e desprezo tudo isso.

Verdade

Anônimo disse...

Desculpe, mas como alguem do bem pode gostar de um cara assim:

Depois de receber do pai um soco na cara, Lobão começou a gritar para que saísse do quarto enquanto terminava de fazer as malas. Estava sendo expulso de casa.
O velho não saía. Avistou, então, os dois violões em cima da cama. Ainda pensou: "O preto ou o de nylon?". O de nylon. Pegou o instrumento e fez dele uma clava.

Deu com força na cabeça do pai repetidas vezes. O homem caiu no chão, arrastou-se para fora do quarto tentando fugir dos golpes, que continuavam. Apanhava em silêncio. Ensanguentado, conseguiu chegar à escada.

Em última tacada, o filho o empurra pelos degraus. Só sossegou porque não havia mais violão para continuar batendo. Em seguida, chamou a irmã: "Vamos sair deste hospício". Nunca mais voltou para casa. Tinha 19 anos.

Hoje, aos 53, o músico reúne histórias como essa --algumas ainda mais pesadas-- na volumosa autobiografia "Lobão - 50 Anos a Mil".


Como o evento da primeira masturbação. Menino carola (pensava em ser padre), era fascinado pela figura do Jesus crucificado, "tinha tesão naquela sunguinha". Construiu, na oficina caseira do pai, uma cruz de seu próprio tamanho e arrastou-a nas costas até o quarto. Fez ali sua solitária estreia sexual.

Outro episódio inacreditável tem como cenário o velório do poeta Julio Barroso (1953-1984). Prestando "uma última homenagem" ao amigo e parceiro morto, Lobão e Cazuza cheiraram cada um uma carreira de cocaína sobre o tampo do cemiterio.


Fala serio !

Vamos ler a biblia !

Anônimo disse...

Meus amigos a hipocrisia existe.
É chic, especial,certas conversas fiadas!

Bah Gorgulho disse...

Bem pensado...Vamos ler a Bíblia...
Você já leu a parábola do filho pródigo? O amor do pai condena ou perdoa o filho? Ou é só na leitura que ela é válida, na prática não funciona.
Lobão é fruto de uma família de pessoas desajustadas e ele não podia ser diferente. É fruto de grandes neuroses familiares.
Não estou defendendo-o. Longe de mim.
Só acho que uma pessoa que consegue se libertar de tantos traumas, vícios e desequilíbrios emocionais é um vitorioso.
Leitura é questão de ponto de vista. Cada um tira a mensagem a seu modo.Quem não precisou passar por tudo isso é um privilegiado e
tenho certeza que o pastor sempre acolhe a ovelha desgarrada.

Edson Riera disse...

Anonymous,

As coisas seguem como numa roda de conversa. A Bah fez um comentário e diversas opiniões surgem. Debater com classe nos engrandece.

zelador

Anônimo disse...

Conheço herois varios que acordam as 4 da madrugada e voltam pra casa as 22 hs para ganhar um salario minimo e cuidar da familia....

Vivem com dignidade com pão, leite , agua, arroz e feijão.

DROGAS?

Vamos parar por ai....determinadas ovelhas desgarradas deveriam ir pro matadouro....não deveriam ser exemplos para nada.


Com todo respeito.

Fala serio

Anônimo disse...

Só acho que uma pessoa que consegue se libertar de tantos traumas, vícios e desequilíbrios emocionais é um vitorioso.
=====================================
VITORIOSO É UMA PESSOA QUE NÃO ENTRA NESSA !
QUEM ENTRA É FRACO, IDIOTA, ETC.

Vamos valorizar o que tem valor!
Por favor....
Verdade

Anônimo disse...

nunca fui muito com a cara do Lobão e não sei a razão.

Nem precisa!
É melhor falar de gente?

Anônimo disse...

Muitas razões encontram-se em parcos enredos.

.......K

Anônimo disse...

Nossa!
Como um simples comentário sobre um livro pôde gerar tanta polêmica?
Como o preconceito e as amarras estão presentes nas cabeças das pessoas!

"As correntes que nos impedem de sermos livres pensantes são mais mentais do que físicas".

A...

Edson Riera disse...

A

É verdade. Foi como jogar um sonrisal num copo dágua. Tenho uns cinco livros para comentar e estou repensando. Até livro do Monteiro Lobado poderá ser detonado.

zelador

Anônimo disse...

Vamos falar daquele que vc esta escrevendo sobre vc.
Vai ser sucesso!

Anônimo disse...

Como um simples comentário sobre um livro pôde gerar tanta polêmica?

O problema é o assunto, vamos ler sobre Hittler, Bin Ladem, O Diabo etc, estes sim valem a pena?

Anônimo disse...

Você só valoriza mais a luz, porque conhece a sombra.
Você só valoriza mais o bem porque conhece o mal.

Anônimo disse...

Você só valoriza mais a luz, porque conhece a sombra.
Você só valoriza mais o bem porque conhece o mal.
===================================
Se vc sabe o valor da luz e do bem, esquece e pare de ir atras da sombra e do mal, sai fora.....não de valor, ignore, não participe, não incentive, não valorize estas bobagens, estes idiotas........