Translate

sábado, 14 de maio de 2011

FIM DE UMA VERGONHA - II

Post enviado pelo Walter Bianchi:

A escravidão no mundo,é bem mais antiga do que o tráfico do povo africano. Ela vem desde os primórdios de nossa história, quando os povos vencidos em batalhas eram escravizados por seus conquistadores. Podemos citar como exemplo os hebreus, que foram vendidos como escravos desde o começo da História. A partir da metade do século XIX a escravidão no Brasil passou a ser contestada pela Inglaterra. Interessada em ampliar seu mercado consumidor no Brasil e no mundo, o Parlamento Inglês aprovou a Lei Bill Aberdeen (1845), que proibia o tráfico de escravos, dando o poder aos ingleses de abordarem e aprisionarem navios de países que faziam esta prática. Nos EUA a Guerra de Secessão foi um conflito militar que ocorreu entre os anos de 1861 e 1865. De lado um ficaram os estados do sul contra os estados do norte. Os estados do sul tinham uma economia baseada no latifúndio escravista e na produção, principalmente de algodão, voltada para a exportação. Enquanto isso, os estados do norte defendiam a abolição da escravidão e possuíam suas economias baseadas na indústria. Esta diferença de interesses deflagrou o conflito. A escravidão foi abolida, atendendo aos interesses dos estados do norte. Somente no final do século XIX é que a escravidão foi mundialmente proibida. Aqui no Brasil, sua abolição se deu em 13 de maio de 1888 com a promulgação da Lei Áurea, feita pela Princesa Isabel. Se a lei deu a liberdade jurídica aos escravos, a realidade foi cruel com muitos deles. Sem moradia, condições econômicas e assistência do Estado, muitos negros passaram por dificuldades após a liberdade. Muitos não conseguiam empregos e sofriam preconceito e discriminação racial. A grande maioria passou a viver em habitações de péssimas condições e a sobreviver de trabalhos informais e temporários. Somente no final do século XIX é que a escravidão foi mundialmente proibida.

Walter Bianchi

4 comentários:

Anônimo disse...

Olha não quero polemica não, mas a ESCRAVIDÃO de hoje , na minha opinião também é muito triste!

Gente passando fome, pobreza, desemprego, crianças, velhinhos, saude precaria, é só andar por ai..

A vergonha deveria ser maior pois estamos em 2011!

TX.

Anônimo disse...

Eu não aguento não entender porque gosto da escravidão.
Todos são contra, e eu a favor, pois sou escravo e gosto.
Amo todos os dias acordar e dizer :- graças senhor por ser escravo do amor de minha mulher a quem amo por tantos anos.

Escravão

Anônimo disse...

TX.

E quando o governo resolve investir no bolsa familia é chutado feito cachorro doente .
E ninguém se lembra que a inclusão no plano é efetuada a partir dos governos municipais que também possuem a incumbencia de a fiscalizar em CONJUNTO com a sociedade .
Abraços

Alaor

Anônimo disse...

Os programas sociais desde antes do PT tem sempre o proposito eleitoreiro, mas vc ta certo Alaor,de toda forma não devemos só dar o peixe, é preciso ensinar a pescar.
EDUCAÇÃO é a solução, alias na minha opinião se fosse governo me preocuparia somente em gerar emprego, o cidadão com emprego se vira, emprego decente.Com um salario digno ele vai atras de tudo.

TX.