Translate

quarta-feira, 25 de maio de 2011

CAXAMBUADA


Ouvido ontem na Feira Livre da Boa Vista:

- Ô cumpadre, que dizer que deram uma caxambada ou uma caxambuada em Itajubá ?

- Não sei direito. Só sei que foi melhor do que levar uma pousoalegrada. Aí seria insuportável.

ER

10 comentários:

Anônimo disse...

A Administração atual, os tais mestres da educação de Itajubá realmente perderam e comprometeram o FUTURO de Itajubá!

Imagino que esta era a maior oportunidade de desenvolvimento e manteria a Cidade num patamar alto, agora somos apenas uma cidade que tem uma Universidade, alias uma Escola de Engenharia como antes...não vai mudar nada.
Realmente levamos uma CACETADA .
Não vai ser facil recuperar da zunzura.

Uma pena.

No fundo nosso futuro, nossa VOCAÇÃO ainda é a Educação.

Ficamos preocupados.

Estudante

Anônimo disse...

Alegria , alegria.
Da-lhe CAXAMBU, VIVA Laudelindo, Viva ULIndoSSES, VIVA PAULINDO do PT.

Sou de Caxambú, estamos felizes com nossos companheiros que nos apoiam , ei pessoal de Itarjuba, venham beber agua aqui estamos aguardando.

Nhambu

Edson Riera disse...

Nhambu,

Um longo comentário sobre a nova Atenas brasileira (Caxambu) foi moderado pelo zelador. Entre outras, um anonymous informou que a água mineral de Caxambu iria encanada de São Lourenço. Não iremos entrar nessa pendenga.

zelador

Anônimo disse...

O engenhero ,não conheço Itarjubar, só Pouso Alegre e Santa Rita, sempre me disseram que tem um povo dificil e metido, principalmente os da Efei, mas oia o importante é o circuito das aguas e no sul de minas Varginha e Pouso o resto é cidadezinha mesmo, inclusive nois emprestamos o nosso Laude pra ver se conserta ai e ele vai arrumar pode esperar, o mano é fera!
Ah, nossa agua tem ferro viu!

Nhambu, de Caxambu.

Anônimo disse...

O Papai Noel, Caxambu é o must, cidade turistica, especial, esquece São Lourenço , nada a ver.
Temos luz propria, agua cristalina, aqui não tem Nestle e nem coca cola,
e se vc quer ter qualidade de vida venha nos conhecer.
Realmente a agua tem ferro.

Amigo do Nhambu.

Anônimo disse...

O pessoal de Caxambú ja esta comentando suas ameaças viu o barbudo ja avisamos o Laudelindo pra fechar o seu blog, pode aguardar!

Nhambu ferido.

Anônimo disse...

Pra ensinar os seus por ai:

HISTÓRIA DA CIDADE

Nas montanhas do sul de Minas Gerais situa-se Caxambu, o maior complexo hidromineral do mundo, com 12 fontes de água mineral com propriedades diferentes.
A cidade possui um conjunto arquitetônico e paisagístico de rara beleza e um clima saudável de montanha. Através do colorido de suas paisagens, das belezas naturais, pelos encantos dos seus jardins floridos e pelo valor inigualável de suas miraculosas águas, Caxambu vem , desde a época do Brasil colônia, conquistando seus visitantes. Nas montanhas do sul de Minas Gerais situa-se Caxambu, o maior complexo hidromineral do mundo, com 12 fontes de água mineral com propriedades diferentes.
A cidade possui um conjunto arquitetônico e paisagístico de rara beleza e um clima saudável de montanha. Através do colorido de suas paisagens, das belezas naturais, pelos encantos dos seus jardins floridos e pelo valor inigualável de suas miraculosas águas, Caxambu vem , desde a época do Brasil colônia, conquistando seus visitantes.
Até o final do século XVII, com a chegada da Bandeira de Lourenço Castanho Taques, que seguia a trilha de Felix Jaques rumo ao vale do Rio Verde, as imediações do Morro de Caxambum, como era conhecido na época, eram habitadas pelos índios Cataguases. Os primeiros a possuirem sesmarias no local foram Carlos Pedroso da Silveira e seu genro Francisco Alves Correia, no ano de 1766. Em 1814, conta-se que havia, no povoado, apenas duas fazendas: a das Palmeiras e a Fazenda Caxambu. Há quem diga que foi nesta época que se tomou conhecimento, pela primeira vez, da existência das fontes. Outros afirmam, entretanto, que tal fato já teria ocorrido em 1762 ou 1772. Em 1868 chega a Caxambu a princesa Isabel, seu esposo Conde DEu e uma comitiva, atraídos pela fama das águas. A princesa buscava a cura de um suposta infertilidade. Ficam durante um mês, partindo em 17 de dezembro.
Durante sua estadia foi lançada pela princesa Isabel, a pedra fundamental da Igreja Santa Isabel da Hungria, com a promessa de sua construção, caso a herdeira viesse a engravidar. Através das águas ferruginosas das fontes, que hoje levam o nome do casal imperial, a princesa curou-se da anemia e engravidou. A Igreja Santa Isabel foi construída e hoje é um dos principais patrimônios de Caxambu, sendo tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA). O ano de 1875 foi de grande importância para o povado, pois além de tornar-se Distrito de Baependi, as virtudes curativas de suas águas foram reconhecidas, tendo sua exploração concedida pelo governo da Província de Minas a empresas particulares. Nesta época (1881) a cidade contava com apenas 200 habitantes efetivos, 130 edificações e iluminada por 21 lampiões a querosene. Em 16 de setembro de 1901 é criada a Vila de Caxambu. Época de grande desenvolvimento, foi neste período que foram feitas as principais obras de infra estrutura, como serviços de água e esgoto, aberturas e calçamento de ruas, avenidas e praças, canalização do ribeirão Bengo etc.

Nhambu pesquisador

Anônimo disse...

Sete Maravilhas de CAXAMBU:

1° - Parque das águas.

2° - Conjunto Arquitetônico dos Hotéis.

3° - Obras do Chico Cascateiro.

4° - Morro do Cristo Redentor.

5° - Praça Municipal.

6° - Igreja de Santa Isabel da Hungria.

7° - Colégio Padre Corrêa.

Caxambu minha terra querida
Tens no ar as belezas de um céu!
Tens nas águas a "Fonte da Vida"
És o Éden das Luas de Mel!!...


Nhambuzinha

Anônimo disse...

Será que Caxambu tem algum espião infiltrado em Itajubá?
Se tiver é do PT, pois traem até a mãe.
Laudelino é de onde mesmo?

De olho.

Anônimo disse...

Laudelindo é de ITAXAMBÚ....

hahahahahahahahahahahahahah


S.