Translate

quarta-feira, 18 de maio de 2011

ANÁLISE DESAPAIXONADA

Post do Walter Bianchi

Todos nós que gostamos de Itajubá, podemos e devemos lamentar a inércia do Poder Público em levar industrias (sinonimo de desenvolvimento) para a nossa cidade. Comparando-se com Pouso Alegre então, é uma lástima.
Porém, o crescimento desenfreado dos centros urbanos provoca conseqüências indesejáveis, como o trabalho informal e o desemprego decorrente de sucessivas crises econômicas.
Outro problema muito grave provocado pela urbanização sem planejamento é a marginalização dos excluídos que habitam áreas sem infra-estrutura (saneamento, água tratada, pavimentação, iluminação, policiamento, escolas e etc.) e junto a isso a criminalidade (tráfico de drogas, prostituição, seqüestros etc.).
Em suma, percebe-se que a maioria dos problemas urbanos é primeiramente de responsabilidade do poder público que muitas vezes são omissos em relação a essas questões, em outros momentos podemos apontar a própria população como geradora de problemas, como o lixo que é lançado em áreas impróprias.
Na verdade, a tarefa de fazer com que a cidade seja um lugar bom pra se viver é de todos os que nela habitam.
Nós aqui da região de Mogi Mirim/Mogi Guaçu, vivenciamos esse problema com muita clareza nas décadas passadas, quando Mogi Guaçu, saltou de 15.000 habitantes para 140.000 hoje. Os problemas se avolumaram de tal forma que hoje são praticamente insoluveis.
Não podemos deixar de reconhecer que houve um progresso grande para a região, mas o preço é bastante alto.Às vezes é melhor crescer devagar , mas com responsabilidade e planejamento.
 Não estou aqui defendendo a estagnação. Longe disso, mas os maus exemplos são inumeros.

Walter Bianchi

4 comentários:

Anônimo disse...

Conversa fiada,não é questão de coracão não é RAZÀO, ainda não é hora,a cidade é jovem, é preciso sim planejar e preparar nossa infra estrutura, desde ruas, escolas, hospitais, aeroporto,estradas,etc,fortalecer nosso parque industrial, gerar EMPREGO e RENDA.
Precisamos de uma administração e dos 3 poderes unidos e COMPETENTES, trabalhando efetivamente pela cidade com garra, espirito empreeendedor,Itajubá vive ha anos na UTI , em Coma mesmo, superando apenas com MIGALHAS suas necessidades basicas,vive nas mãos de gente egoista.
Estamos na contra mão do progresso, cheio de promessas mas com o desemprego, renda mediocre, o orçamento da cidade é de 100mil.sustentado por poucas empresas, a saude um absurdo, a educação precaria, a assistencia social, pelo amor de Deus va ver nos bairros perifericos,as ultimas obras na cidade foram PRESIDIO, FEBEM que ja estão LOTADOS.....

Chega, precisamos sim de DESENVOLVIMENTO, INDUSTRIAS, EMPREGO, EMPREGO , EMPREGO...o resto a gente vai levando....

Vamos parar de hipocrisia, demagogia, de comer galinha e rotar peru, nossa realidade não é simples e nem facil não, tem muita gente querendo segurar o osso, mas somente para o bem proprio, o bem comum...ah que se dane..sempre foi assim, ta na hora de MUDAR.


Itajubense

Anônimo disse...

PETISTAS GERANDO EMPREGO, RENDA E MUITA GRANA.
(Depois perguntam?)

Mais cinco ministros da presidente Dilma Rousseff possuem empresas de consultoria como a que o titular da Casa Civil, Antonio Palocci, manteve até o fim do ano passado e o ajudou a multiplicar seu patrimônio em mais de 20 vezes. De acordo com a edição desta terça-feira (18) do jornal O Estado de S. Paulo, José Eduardo Cardozo (Justiça), Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Comércio e Indústria), Fernando Bezerra (Integração Nacional), Wellington Moreira Franco (Assuntos Estratégicos) e Leônidas Cristino (Portos) não fizeram a mudança necessária na atividade da companhia antes de tomarem posse.

O jornal afirma que dados da Receita Federal indicam que as empresas em nome dos cinco ministros estão ativas na área de consultoria. Depois da revelação do jornal Folha de S. Paulo de que ele comprou imóveis no valor de mais de R$ 7 milhões entre 2006 e 2010 - período em que Palocci foi deputado federal, a Comissão de Ética Pública declarou que não investigaria o ministro-chefe da Casa Civil porque o assunto se relaciona com sua vida fora do Palácio do Planalto. Antes de se tornar o homem mais poderoso do governo Dilma, ele mudou a atividade de sua consultoria para administradora de imóveis.

Não sei porque EX------ Secretario, Prefeito etc também não podem ganhar dinheiro?

PT.

Wartão disse...

Caro Anonimo Itajubense, concordo com tudo o que V. falou. No meu comentário eu apenas estou alertando para uma realidade que é palpável e conhecida em todas as cidades que tiveram um crescimento desordenado e muito rápido. Veja algumas cidades do Vale do Paraíba como exemplo.
Quanto a comer galinha e "arrotar" peru, tb. acho que já está na hora do povo itajubense ter uma condição de vida melhor e ter uma administração condizente com a tradição da cidade.

Anônimo disse...

Legal Wartão, alias (ter uma administração condizente com a tradição da cidade.) desde que me lembro, (Saulo, Chico, BPS, Jorge), ultimamente entramos num ciclo infernal de incapacidade administrativa que ta dificil sair e se sair na proxima pra recuperar só mais uns 20 anos.....ja morri!

Itajubense