Translate

quinta-feira, 21 de abril de 2011

CANTINHO DA SALA


Gustav Klimt (1862 - 1918) pintou em 1915 uma paisagem intitulada " Litzlberg am Attersee" que hoje esta avaliada entre 20 e 30 milhões de euros. O quadro se encontra no Museu de Arte Moderna de Salzburgo (Austria) que agora vai devolve-lo ao neto da sua proprietária original, uma vítima dos nazistas.
"Por muito doloroso que seja devolver esta pintura, para a coleção, para a provincia e toda a  Austria, creio que o governo governo de Salzburgo deve permanecer no caminho iniciado em 2002 e não permitir beneficiar-se de um regime criminoso, disse ontem, o diretor do Museu, Wilfried Haslauer. Se refere ao acordo alcançado naquele ano com várias organizações judias para devolver bens roubados pelos nazistas. 
A perícia feita pelos encarregados pelo museu, determinaram que Georges Jorisch é o dono legítimo do quadro. Jorisch é neto de  Amalie Redlich, deportada pelos nazistas para a  Polonia em outubro de 1941 e lá assassinada. A Gestapo - a polícia secreta nazista - confiscou o quadro, que havia sido adquirido por Redlich em 1938. Foi  posteriormente comprada por um comerciante de artes que a trocou com o Museu de Salzburgo por outra obra. Segundo informou o advogado de Jorisch a uma emissora de rádio austriaca, seu cliente ajudará a criar uma expansão do museu como gesto de gratidão.

(Deu no El País de hoje)
 
ER

Nenhum comentário: