Translate

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

PERSONAGENS CÉLEBRES - 2

CONDE DE MONTECRISTO

Edmond Dantés é o personagem principal de "O Conde de Montecristo", romance de 1845, do francês Alexandre Dumas. A história inspira-se em fato autêntico descoberto por Dumas nos arquivos da polícia.
Dantés foi injustamente aprisionado no Castelo de If, devido a maquinações de inimigos movidos pelo ciúme, pela ambição e pelas rivalidades amorosas. Foge 14 anos depois, graças à ajuda do Abade Faria, que o sustentou, educou e lhe revelou seus segredos; legou-lhe em especial seu tesouro na Ilha de Montecristo, com o qual poderá realizar sua terrível vingança. Dantés era um super-homem. Ele era bom, generoso, sedutor, refinado, mas também enérgico, forte, ágil, astucioso e implacável. Um sujeito infalível, motivado pelos anos de cativeiro e habitado por uma ideia fixa: a vingança - fria como deveria ser.
Como todos os que foram um dia perseguidos, ou se sentiram perseguidos, pelas professoras, caras mais velhos, comissários de menores e desprezados pelas namoradas, sonharam um dia  voltar para a terrinha, ricos e responder as perseguições e desprezos "sofridas"
Já foi lido por dez vezes.

(Dicionário de Cultura Literária - Difel)

ER

Nenhum comentário: