Translate

domingo, 20 de fevereiro de 2011

NOVENTA ANOS DA FOLHA

Na realidade tudo começou em 1921 com a Folha da Noite. Em 1925 surgiu a Folha da Manhã, em 1949 chegou a Folha da Tarde. Em 1960, sob a direção de José Nabantino Ramos, todas foram reunidas e transformaram-se na Folha de São Paulo. Em 1962, mais precisamente numa sexta-feira 13 de agosto, o jornal foi comprado pelos empresários Octávio Frias de Oliveira e Carlos Caldeira Filho.

O Sr. Zé Riera, pai do zelador sempre foi assinante de jornal. Foi fiel leitor do "O Jornal" do Rio de Janeiro, depois do "Diário de Notícias ", também do Rio e por um período, do "Jornal do Brasil".
Depois entrou para o time da "Folha de São Paulo" onde seguiu até tomar o barco.
Os filhos seguiram assinando a Folha  até os dias de hoje, Os netos estão dando sequência.
Ele, por questões de linhas políticas,  nunca gostou do "O Globo", do "Correio da Manhã" e muito menos do "Estado de São Paulo".
Sempre nos recomendava ler os jornais diariamente. De preferência, dois. A Folha e outro (Estadão ou O Globo).
Esse cuidado, no seu ponto de vista,  evitaria que fossemos "levados no bico" e ingenuamente, ter a "cabeça feita" por interesses diversos.
Na realidade, a leitura diária de um único jornal, termina por influenciar o posicionamento do cidadão.
Conheço em Itajubá um homem-Folha, uma senhora-Estadão e um professor-O Globo, além de outros.

ER   

10 comentários:

Junior disse...

Ampliar nossos conhecimentos é a forma de tentarmos dominar o que por hora nos causa medo, receio e desta forma não nos tornaremos vulneráveis, fracos, medrosos e omissos.
Este conhecimento nos facilita no processo de condução de nossas vidas, a minha, a sua, a do outro ( as opiniões ) e podem transformar mundos.
Mundo hoje que é tomado da perversidade e da construção de pessoas desalienadas e sem compromissos e responsabilidades éticas, morais e civis de uma cidadania que permitirá (pois ainda acredito que poderemos contribuir e estamos ) a nossos filhos e gerações futuras um equilibrio em nosso mundo e que a muito tempo não existe e foi trocado pelo gélido computador e a internet ( da qual infelizmente ou felizmente posso usar aqui, acredito eu positivamente ), ações pessoais escondidas em grupos politicos ( pois são eles que decidem nosso futuro como cidadãos ) e nos deveriam tratar com mais respeito na saúde, educação, segurança pública, cultura, lazer, esportes. Nos garantir a cidadania plena, a uma sociedade que privilegiasse a educação e saúde realmente de qualidade ( pública e privada também - que se encontram parecidas - distinguem-se somente pela capacidade de pessoas poderem pagar ou não ), é um compromisso que ninguem (politico) quer.
Esta bom para todos, sempre sobra algo para nós, podemos arrumar mil pretextos e colocar sempre a culpa no vizinho e por ai vai.
E de BBB em BBB e de escandalo em escandalo nos decompomos como seres racionais que somos ( será ? )
A procura das verdades esta no equilibrio do ser humano entender que não existe verdade única e que podemos aceitar mudanças de rotas e decisões em nossas vidas que garantam o bem estar de uma grande parte de pessoas ( ou que pelo menos possa mudar a minha e assim já me considerarei um grande vencedor )
Começar nossa busca pelos livros, jornais e outras formas será sempre o cartão de visitas para uma vida mais digna e a injeção aos anceios que temos e no entrosamento com a alma, o coração e o equilibrio em nossas mentes poderemos(ou nossos filhos) ainda mudar algo para o futuro ( farto de meias verdades, sistemas falidos ou deixa como está )

Anônimo disse...

Interesante... Jornal de Minas (BH) ningeum lê.....nossa capital é mesmo Sampa!

Anônimo disse...

Ler 2 jornais. Boa ideia. MAs como vamos fazer aqui em Iajubá, se não temos nenhum jornal local? Antes havia o Sul de Minas, e agora não tem mais. Acho que vou continuar com o Noticias Populares mesmo.

Edson Riera disse...

Anônimo,

Correm rumores que estaria voltando o "Região Sul" do Alair de Almeida. Será uma opção.

edson

Anônimo disse...

Leia as noticias pela Internet....é atual, moderno, e tem todas as noticias na hora, este negocio de jornal local é para grandes cidades...aqui só temos 90.000 habitantes,nem chega o Jornal de Minas!!

Anônimo disse...

O Junior, BBB é uma afronta ao povo! Deveriam estar todos na Cadeia.....e esta emissora (câncer no Brasil) deveria estar fechada ha muito tempo....

Anônimo disse...

Região Sul...grande jornal....olha a bola preta.....

Anônimo disse...

O Região Sul gosta muito dos Rieras, poderá ser um braço do blog viver é perigoso, aliás, tanto o jornal como o blog tem os mesmos objetivos.

Junior disse...

Com certeza amigo o BBB e muitos outros males que vivemos, diga-se, em tempo real.
O politiquismo, o modismo, o consumismo e a televisão todos juntos e diariamente conosco em nossas vidas.

Anônimo disse...

Os filhos da televisão, agora os filhos da internet, da tecnologia, dos remedios, dos médicos,....e amanhã? pobres humanostec.....