Translate

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

FIM DO EURO ?

É assim que o euro acaba

Paul Krugman - O Estado de São Paulo

Não com um gemido, mas com uma corrida aos bancos.

Tudo bem, estou exagerando a dose – estamos longe de uma saída do euro para a Grécia, para não falar da Irlanda. Mas estamos chegando mais perto do tipo de cenário que abordei lá atrás, em abril.

Eu era um crente absoluto na teoria da irreversibilidade do euro de Eichengreen, que dizia que nenhum país poderia nem sequer discutir a saída do euro porque isso acarretaria a mãe de todas as corridas aos bancos. Mas, como escrevi em abril:

Agora estou reconsiderando, porém, por uma simples razão: o argumento de Eichengreen é uma razão para não planejar uma saída do euro – mas o que se passa se as corridas aos bancos e a crise financeira ocorrerem mesmo assim? Nesse caso, o custo marginal da saída cai dramaticamente, e na verdade a decisão pode ser efetivamente tirada das mãos das autoridades monetárias.

Portanto, o que o Financial Times está reportando é que está em curso uma espécie de corrida em câmera lenta a bancos irlandeses, com depositantes corporativos reduzindo gradualmente suas contas. Nada em nível de crise ainda. Mas o fantasma de uma possível ejeção do euro está começando a se tornar visível.

PK

Blog: Lamentavelmente esse pessimismo todo não está longe de se tornar realidade. Seria um baque na economia mundial.

ER



Nenhum comentário: