Translate

domingo, 31 de outubro de 2010

O ALMIRANTE E LULA

Deu em O Globo

Elio Gaspari
O almirante Roberto de Guimarães Carvalho, comandante da Marinha de 2003 a 2007, publicou um livro de reminiscências ("Minha Travessia") contando sua vida militar e uma paixão por submarinos.
Ele narra dois episódios que jogam luz sobre o estilo de Nosso Guia no trato com seus ministros.
Meses depois do escândalo do mensalão, Lula disse-lhe: "Algum dia o Zé (Dirceu) vai ter que explicar para a sociedade brasileira tudo o que fez". (No que depender de Lula, esse dia ficará para 2045, ano do seu centenário de nascimento.)
Na mesma ocasião, disse: "Eu devia ter tirado o Zé Dirceu quando surgiu aquele primeiro problema". (Referia-se ao escândalo em que se envolveu, em 2004, o assessor da Casa Civil Waldomiro Diniz.).
Em 2007, quando os três comandantes militares seriam substituídos, Nosso Guia disse que nomearia o general Francisco Albuquerque para o conselho da Petrobras e pediu aos outros dois que lhe dissessem para qual conselho de estatal gostariam de ir. "Bastaria pedir."
O comandante da Aeronáutica caiu fora, alegando motivos de saúde. O almirante fez que não ouviu.
Nosso Guia acha natural que um cidadão sirva ao Estado por 40 anos, chegue a comandante de sua Força e termine a carreira pedindo uma boquinha.

ER







Nenhum comentário: