Translate

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

PRESENTE DE DEUS


Em 1957, nossa mãe tomou o barco. Era uma bonita moça de 36 anos. Ficamos sete pequenos acompanhando o pai. Os cinco menores, certamente, não sabiam a dimensão do acontecido. Os dois mais velhos, com certeza, viveram a abrupta separação: eu, o mais velho com onze anos, e a segunda com dez.
Hoje esta segunda irmã completa mais um ano de vida, ao lado do marido, de suas duas filhas, de seus genros e de cinco netos. Ah, e me esqueci: e de seus dez irmãos e da Dna. Helena, que Deus mandou para cuidar de nós e do nosso pai (e juntar mais quatro no grupo).
Professora de não sei quantos alunos, diretora de Grupos Escolares, Superintendente Regional de Ensino, Secretária Municipal da Educação e amiga sempre presente.
Como gosto da Edna !
Na tarde fria do final de julho de 1957, a minha imaginação diz que ela teria me falado:
- "Nós temos o principal. Iremos longe todos juntos."
Continuamos indo.
O que seríamos de nós sem irmãos ? Tanto amor que não poderíamos repartir.
obs: a inversão das idades é um presente

ER

3 comentários:

Flavia disse...

Tio, lindo!!!! Amei! Vc sempre soube o quanto é importante pra nós, mais realmente, minha mãe é muito especial!!! Amo vcs....todos os meus 10 tios queridos e amo demais a vó que tornou-se bisa dos meus filhos....nossa querida vó Lena! Obrigado tio, por fazer esse dia mais especial do que ele já é!! Te amo!

Paulinha Chaves disse...

Zezinho, fazia um tempinho que não passava por aqui e dei de cara com essa homenagem linda pra Tia Edna que eu amo muitão! Tia Dinah é minha conhecida pela descrição que minha mãe faz: uma pessoa extremamente doce e boa, mas não sei porque nunca atinei que ela tivesse "tomado o barco" assim tão nova! Meu Deus!!! Conheço todos vocês e me deu um nó tão grande na garganta que não consigo parar de chorar. Me lembro que no último ou num dos últimos comícios da sua campanha, nos encontramos lá na Avenida e seu olhinho brilhou ao nos contar que todos os seus irmãos estavam ali pra te apoiar, sei que são muitos e que nem todos moram aqui, hj penso que a semente que a tua mãe/pai plantaram e a tia Helena regou e ajudou a cuidar se transformou numa árvore linda, com fortes galhos que nehuma tempestade ou ventania jamais conseguiu derrubar. Sei disso porque também tenho IRMÃOS MARAVILHOSOS e que são MEUS MELHORES AMIGOS. É por isso que vocês são tão especiais! Um beijo enorme e viva a Tia Edna.

Edson Riera disse...

Paulinha,
Que bom ter você por perto.Quem chorou fui eu agora com suas palavras. Nós somos abençoados por ter esse sentimento.
beijo em todos
zezinho