Translate

terça-feira, 17 de agosto de 2010

DOCE ILUSÃO

O Brasil cresceu, mas o mundo cresceu mais. É típico de nós, brasileiros, fecharmos os olhos para o que não queremos ver e arregalar demais para o que nos agrada.
O respeitado Professor Ives Gandra Martins, dá uma chamada geral de atenção no "debates" da FSP de hoje. Observem:

O FMI prevê que, em 2010, o Brasil terá 2,9 de participação na produção de riqueza mundial. Isso quer dizer: teremos 2,9% do PIB mundial.
Em 2002, último ano do governo FHC, a participação do Brasil no PIB global era de 2,92%. Reparem: 0,2% a mais do que o último ano do governo Lula. Confirma-se que o Brasil cresceu, mas o mundo cresceu mais.

Nossos colegas de Brics, China e Índia, tinham em 2000, respectivamente, 7% e 4% de participação no PIB global. Estão indo para 13% e 5%. Nos deixaram comendo poeira.

Preocupante: Do total exportado hoje pelo Brasil, 45% são de produtos industrializados. Na década de 90, o volume de produtos industrializados na exportação, ultrapassava 50%.

Outro item abordado foi o assustador déficit da previdência:
900.000 servidores públicos aposentados geram um deficit na previdência de R$47 bilhões.
27 milhões de aposentados do setor privado geram um deficit na previdência de R$3 bilhões

Na administração Lula foram contratados mais de 350.000 servidores públicos.

Tudo bem! Só não quero é passar por idiota. Se precisarmos dar uma puxada brusca no freio como está acontecendo na Espanha, Grécia e Portugal, será um Deus nos acuda. 

ER 


Nenhum comentário: