Translate

segunda-feira, 26 de julho de 2010

VINHAS DA IRA


A fotografia da senhora na postagem anterior creio que estimulou o grande escritor americano John Steinbeck no livro "As Vinhas da Ira", de 1939, com o qual ele ganhou o Prêmio Pulitzer.
Steinbeck escreveu muitos outros livros de sucesso, sendo que 17 deles foram adaptados para o cinema. Entre eles, estão "A Leste do Paraíso", A Leste do Éden" e "Ratos e Homens".
Li quando rapaz "As Vinhas da Ira", que foi emprestado por alguém que não me lembro.
Devorei e no final de 1960 comprei meu primeiro exemplar. Reli e adotei o costume de emprestá-lo para alguém, com a recomendação para que não fosse devolvido e sim passado para outra pessoa.
O primeiro da lista foi o Paulinho "Binda" da Avenida.
Ainda tenho comigo um exemplar comprado no Clube do Livro em 1974. A leitura desse livro deveria ser obrigatória nas escolas. Aborda justamente a vida sofrida dos colhedores de frutas nos EUA na época da Grande Depressão.
Em 1962, Steinbeck recebeu o prêmio Nobel de Literatura.
Como curiosidade: Steinbeck ouviu de um professor que ele só se tornaria um autor quando os porcos voassem. Desde então, em todos os seus livros consta a expressão latina "ad astra per alia porci" - " Às estrelas, nas asas de um porco".
Ainda sobre o livro, este trecho gritante foi proferido pela mãe: "Tudo o que nos resta é a família e a nossa união. Não tenho medo de nada, enquanto estivermos todos juntos. Não quero que a gente se separe. Prefiro rachar a minha própria cabeça, mas não vou permitir isso."
ER

Nenhum comentário: