Translate

sábado, 17 de julho de 2010

COMEÇARAM OS GRANDES COMÍCIOS



Foi dada a largada ontem no Rio de Janeiro para os grandes comícios. Penso que ninguém muda de ideia ouvindo os candidatos oradores. Praticamente todos que estão presentes já são eleitores dos candidatos. Os discursos se resumem numa repetição de chavões. Antigamente ainda eram permitidos os shows com artistas populares, o que atraia o povo. Hoje estão presentes, funcionários, amigos, familiares e curiosos.
E fica muito caro realizá-los. Só de foguetes...
Um dos objetivos dessas movimentações (como a de ontem) é propiciar cenários para gravação e apresentação posterior no horário político da televisão.
Falta traquejo de palanque e carisma para a candidata Dilma, que terá que ser socorrida constantemente por foguetório e puxadores de palmas. Com outros candidatos não será muito diferente.
Já com o Lula... Ele dispara a falar "batatadas" e o faz com entusiasmo e chega a contagiar as pessoas presentes, com as chamadas "abobrinhas cívicas".
Nos anos oitenta, passando uma quarta-feira à noite pelo bairro do Morro Chic, percebi com grande esforço a realização de um comício.
O candidato (um homem de bem que já deixou a política), falava de cima de um caminhão, acompanhado de duas pessoas. Um candidato a vereador (já falecido) e um assessor que lhe protegia da chuvinha fina, segurando um guarda-chuva.
Atrás deles, uma fierinha de lâmpadas de 40 velas (como chamavam), iluminava o palco com luz bruxuleante.
Assistindo o "comício", a esposa, a filha e o genro do candidato. Mais ninguém.
Não aguentei. Mesmo não sendo o meu candidato (que também perdeu), desci do carro e fui para a frente do "palanque", debaixo da chuva, só para prestigiar.
O negócio estava tão desanimado, que o candidato, que até então não me conhecia, colocou o microfone a minha disposição para uma mensagem. Agradeci e dispensei com um aceno.
Registro uma verdade: candidato que realizar comício no bairro do Morro Chic, está desinformado.
Parafraseando o Vinicius de Morais: o Morro Chic é o túmulo da política(em termos de comício). Com todo o respeito aos meus amigos e familiares que lá residem.
ER

Nenhum comentário: