Translate

segunda-feira, 5 de julho de 2010

AMADA AMANTE



Manuela Saenz foi amante de Simon Bolívar e acredita-se que tenha ajudado o libertador na sua luta pela independência de vários países sul-americanos. Desprezada por alguns como imoral e adúltera, Manuela passou necessidades nos últimos anos de sua vida. Esquecida, morreu de difteria em 1856. O corpo foi cremado e jogado numa vala comum no Equador.
Hoje, dia comemorativo da independência da Venezuela, os Presidentes Chaves e Correa, da Venezuela e do Equador colocaram uma porção de terra da vala onde ela foi enterrada, próximo ao túmulo de Bolívar, no Panteão Nacional. A imprensa noticiou: "Manuela volta para se reunir com Bolívar"
Manuela nasceu em 1797, filha de um aristocrata espanhol no Equador. Foi forçada a casar-se com um inglês, a quem deixou.
Bolívar, tinha 19 anos quando a sua primeira e única esposa faleceu. Teve várias amantes durante a sua vida. Mas Manuela o acompanhou durante as campanhas militares pelos Andes e viveu com ele os últimos oito anos de sua vida, até a morte em 1830.
Foi banida da Colombia e do Equador indo viver no Peru.
(fonte folha)
ER

Nenhum comentário: