Translate

quinta-feira, 10 de junho de 2010

SUPERSTIÇÃO ? JAMAIS.

Na casa do meu pai, nunca foram cultivadas superstições. Muito pelo contrário. O velho Sr. Zé Riera não aceitava nem brincadeiras nesse sentido.
Exceto durante os jogos de Copa do Mundo.
Lembro-me da Copa de 70 no México, quando ainda morávamos juntos.
No primeiro jogo do Brasil (Brasil 4 X 1 Tchecoslováquia) ele observou bem onde todos os filhos sentaram na sala para assistir o jogo. Em cada gol era uma festa. Nada de comer biscoitinhos ou algo que provocasse ruído durante as partidas.
Comentários só com a sua autorização. Mas era maravilhoso.
No jogo seguinte contra a Inglaterra, as coisas estavam complicadas. Jogo duríssimo.
Meu pai deu uma olhada geral e descobriu a razão: tinha expectador sentado em lugar diferente do ocupado no primeiro jogo, quando tudo deu certo.
Ele próprio ordenou as alterações. O Brasil fez um gol e venceu os ingleses.
Já na fase eliminatória aconteceu o jogo com os temíveis uruguaios. Foi à noite e estávamos recebendo a visita do grande amigo Reverendo Mário Lício.
Todos sentados nos devidos lugares e o Reverendo postado em uma cadeira almofadada, colocada em frente a TV especialmente para ele.
Começa a partida e em poucos minutos, gol do Uruguai. Todos olharam para o pai que simultâneamente olhou para o Reverendo. E agora ?
As coisas estavam complicando.
Sem mais nem menos, com 1xo para o Uruguai, o meu pai como líder e chefe da torcida, se levantou, foi até o Reverendo e estendendo a mão, disse: - então Pastor, fica combinado. Amanhã o Sr. vem almoçar conosco.
O bom Reverendo foi se levantando meio sem querer e seguiu acompanhado do Sr. Zé até à porta, onde se despediram.
O meu pai ainda não havia se sentado novamente, quando o Brasil empatou. Foi uma festa, com todos empinhocando no chão.
Final, Brasil 3x1 Uruguai.
Assim foi até a final da Copa, com a sua conquista.
Não foi superstição. Foi mania.
ER

4 comentários:

Anônimo disse...

Ficha Limpa já vale para esta eleição, decide TSE

E agora???????

Edson Riera disse...

Agora ? Nada. Nem o Maluf poderá ser enquadrado.
Talvez só o casal Nardoni.

edson

JÚLIO ANSELMO disse...

Camarada,

Falando em copa do mundo, em 1970 eu tinha apenas 7 anos e a televisão era uma novidade em casa. Era a primeira e não chamava muito a minha atenção. Mas me lembro que era uma Colorado RQ que tinha pernas e uma sobretela verde encaixada à frente. Durante os jogos eu e meu irmão ficávamos brincando no chão da sala, muitos brinquedos esparramados e meu pai se ajeitando no sofá para assistir a seleção. De tudo isso só me resta uma lembrança, meu pai gritando FDP onde este "negão" pensa que vai jogar esta bola. Hoje sei que se Pelé tivesse feito aquele gol, acho que meu pai teria quebrado grande parte de nossos brinquedos na comemoração. Detalhe: eu vi o grito porque no momento eu estava de costas para a tal Colorado RQ que transmitia em preto e branco. Que saudade daqueles tempos com meu pai e meu irmão.

JCA

Anônimo disse...

Edson,

Quer dizer então que o nosso Chico Marques poderá ser candidato?
Estou rezando para que sim.
Me dá essa boa notícia, ou seja:
Podemos sonhar em irmos para BH?