Translate

quinta-feira, 10 de junho de 2010

GUERNICA NO BRASIL

Já escrevi aqui que conhecendo o mural "guernica" de Pablo Picasso no Museu Reina Sofia, em Madri, fique impressionado e resolvi ir até a cidade de Guernica, no País Basco ( próxima de Bilbao) para viver mais diretamente a história, que muito me marcou.
Ontem, lendo o livro "Ficção e Realidade na Narrativa Televisual", do itajubense Nino Dastre - muito interessante - tomei conhecimento que o mural "guernica" esteve exposto em São Paulo, na II Bienal no Ibirapuera em 1953.
Esse mural esteve nos EUA até o final da ditadura franquista, quando foi levado para a Espanha.
Sua vinda ao Brasil teve a influência direta do pintor brasileiro Cicero Dias, que morava em Paris e era amigo de Picasso e dele obteve, não sem muita relutância, a autorização para trazê-lo ao Brasil.
Guernica foi exposto no Ibirapuera junto com obras de grandes pintores, como Duchamp, Braque, Paul Klee, Kandinski, Mondrian e Alexander Calder.
Não deu para ir na ocasião. Primeiro, eu não sabia e segundo, só tinha 6 anos.
Em tempo, "guernica" retrata o bombardeio da cidade basca por aviões alemães, durante a guerra civil espanhola.
ER

3 comentários:

Saulo Caridade disse...

É uma obra de arte das mais expressivas. Tenho uma pequena reprodução que guardo a muito tempo.

Leiam o artigo abaixo, e depois vejam uma animação em 3D no link ao final do texto. É fantasico.

" O quadro da GUERNICA em 3D
Toda a gente conhece a Guernica, um painel pintado a óleo com 782 x351cm, que Pablo Picasso apresentou em 1937 na Exposição Internacional de Paris.

A tela, a preto e branco, representa o bombardeamento sofrido pela cidade espanhola de Guernica em 26 de Abril de 1937 por aviões alemães e actualmente está exposta no Centro Nacional de Arte Rainha Sofia, em Madrid.

O pintor, que morava em Paris na altura, soube do massacre pelos jornais e pintou as pessoas, animais e edifícios destruídos pela força aérea nazi tal como os viu na sua imaginação.

Agora uma artista nova-iorquina, Lena Gieseke, que domina as mais modernas técnicas de infografia digital, decidiu propor uma versão 3D da célebre obra e colocá-la na Net sob a forma de um vídeo (ver relacionados no final do texto).

O resultado é fascinante e permite-nos visualizar detalhes que de outro modo nos passariam despercebidos.
Esta técnica inovadora revela-se um instrumento poderoso para compreender melhor a forma de trabalhar do pintor e até o modo como funcionava a sua imaginação"

http://www.youtube.com/watch?v=I_65LYLzvvI

Anônimo disse...

Quadro, em minha opinião, de péssimo gosto.

Pintura grosseira e esdrúxula com arte nos entretons e incoerência no tema.

Picasso retrata com infelicidade momento triste da história da Espanha; que na verdade pinta sim seus sonhos excêntricos e devaneios insanos.

Antoine

wartão disse...

Saulo, muito obrigado pela dica no seu comentário.
Simplesmente impressionante e lindissimo.