Translate

quarta-feira, 9 de junho de 2010

PERSONAGEM PRINCIPAL

Quem seria o principal personagem da história itajubense ? Creio que estaria entre o Padre Lourenço, o fundador do município, o grande político Wenceslau Braz, que foi governador do Estado e Presidente da República ou o Dr. Theodomiro Santiago.
Estudando um pouco sobre o assunto cheguei a conclusão que o nome mais marcante da nossa história, com todo o reconhecimento aos outros, foi o Dr. Theodomiro Santiago.
Não é verdade que o Dr. Theodomiro nasceu em Maria da Fé. Nasceu em uma fazenda de seu pai que ficava dentro dos limites da nossa cidade. Nasceu no dia 1/12/1882. Estudou aqui na cidade, em Barbacena e em Ouro Preto.
Fez o primeiro ano de Direito em BH em 1902, transferindo-se no ano seguinte para Faculdade de Direito do Largo São Francisco, em São Paulo, onde se formou em 1906, com 24 anos.
Prestem bem atenção na idade.
Em 1907 voltou para Itajubá onde assumiu a Diretoria do Ginásio Itajubá.
Entre 1909 e 1910 aceitou o convite do seu cunhado Wenceslau Braz, então governador de Minas, e trabalhou em BH como seu Secretário. Voltou novamente para a Diretoria do Ginásio, onde ficou até 1912.
Aproveitando muitos instrumentos que tinham sido adquirido pela municipalidade e tinham pertencido a extinta Escola Normal Municipal, o Dr. Theodomiro deu início no dia 15/06/1912 ao curso técnico eletro-mecânico.
Dr. Theodomiro, então com 30 anos sonhava com um curso completo eletro-mecânico com ênfase à pratica. Financiado pelo seu pai, Cel. Carneiro Júnior, que pôs a disposição do filho 600 contos de réis, embarcou no Rio de Janeiro com destino à Europa (21/05/1912), onde iria comprar equipamentos para os laboratórios e contratar professores.
Ele chegou de volta a Itajubá no dia 19/11/1912, sendo recebido com muitas festas.
Com três professores europeus, as aulas começaram no dia 01/03/1913. Os professores eram os belgas: Victor von Helleputte , Armand Bertholet e Arthur Tholbecq.
Oficialmente a Escola de Engenharia foi inaugurada no dia 23/11/1913, quase no final do seu primeiro ano de funcionamento.
Atentem: Com 3o anos de idade, no começo do século xx, um advogado monta no interior uma escola de engenharia.
Na cerimônia de inauguração o pau quebrou feio.
Escreveremos mais.
( fonte Armelin Guimarães)
ER

3 comentários:

JÚLIO ANSELMO disse...

Camarada,

Participei de parte desta história. Trabalhei com Armelim Guimarães, revisando textos, fazendo pesquisas e digitando grande parte do acervo. Infelizmente a sua obra está sendo relegada ao sepultamento. Gostaria de reeditar as Efemérides Itajubenses que não recebem um verbete desde 1988. Quanta história temos para contar nestes mais de 20 anos. Grande Armelim, pena que se foi tão cedo, gênios não deveriam morrer nunca.

JCA

Edson Riera disse...

Júlio,

Você está sumido (compromisso com a liberdade) e já se passaram 13 dias sem novidades. Tenho quase todas (ou todas) publicações do Sr. Armelim. Leio e releio sempre.

abraço,

edson

Aldo Goncalves disse...

Zezinho, sem duvidas o personagem mais importante de Itajuba não foi o Teodomiro, o Aureliano, o Wenceslau... Nosso personagem mais importante e que mais marcou Itajubá foi o Rosemburgo Romano, que fez a escola de Medicina ( como o Teodomiro fez a EFEI ), fez o hospital escola, o distrito industrial, varios bairros, como o Rebourgeon e outros e mesmo assim "figuras" da medicina atual fazem questão de ignora-lo, de expulsa-lo da escola que fundou, impedindo sua entrada. E muitas coisas mais. Agora, uma pessoa que está aí, viva, assistindo tanta ingratidão... Isso deve ser dificil, não? Um abraço
Aldo