Translate

sexta-feira, 7 de maio de 2010

GREVE DOS PROFESSORES

Como temos entre os leitores do blog muitos Professores, dentro do possível, temos procurado manter em dia as informações sobre a greve da categoria no Estado de Minas Gerais.
Temos noticiado sem entrar numa análise mais direta sobre o assunto e tão somente pelo ecoar dos canhões, consideramos a reivindicação justa.
Os salários pagos aos Professores do Estado, sempre foram baixíssimos. Isso, lamentavelmente, já foi e continua sendo motivo de caçoadas.
Afirmamos que o instrumento de greve está na Lei e um direito de todas as classes, e a paralização do trabalho é o estado limite. Não concordamos com a interrupção das negociações.
Julgamos que os maiores prejudicados são os alunos, o que é óbvio, claro e transparente. No caso de greve dos professores do Estado, os mais prejudicados são os que não podem estar em escolas particulares. E isso não é falso e nem mentira.
Postamos uma frase do Lula sobre dias parados. Ela não é contra os professores mas sim um alerta aos profissionais que sempre encabeçam esses movimentos e costumam misturar reivindicações legais com movimentos políticos partidários. (aconteceu recentemente em São Paulo com a Bebel).
De forma alguma podemos concordar com tentativas de agressões a candidatos, quaisquer que sejam eles, como aconteceu ontem em Belo Horizonte.
Consideramos corretas a reivindicação dos professores pelos seus direitos, porque não o fazendo, como disse o filósofo, não serão dignos e merecedores deles.
Pela experiência alertamos para o risco de serem utilizados como "linha de frente" por oportunistas profissionais, principalmente neste ano eleitoral.
Apesar de ser um movimento que envolve tantas pessoas queridas e próximas, é um movimento reivindicatório como outros, embora numa área tão especial e importante como é a da educação.
Não esperem que o mundo pare de rodar, que todos empunhem bandeiras vermelhas ou sentem nas calçadas derramando "lágrimas de esguicho" (nelson rodrigues) e nem tão pouco exerçam policiamento ideológico sobre o blog, exigindo a suspensão da postagem de outros assuntos amenos e o estabelecimento de luto cerrado em solidariedade ao movimento.
Por termos convicção que as mudanças neste país injusto só ocorrerão através da educação, esperamos o imediato restabelecimento das negociações, com o alcance das condições necessárias para os professores e possíveis de serem cumpridas pelo Estado.
ER

Nenhum comentário: