Translate

segunda-feira, 19 de abril de 2010

VIDA DE ARTISTA (11)



Roberto Carlos, O Rei, completa hoje, 19 de abril, 69 anos de vida. Infelizmente sua mãe Lady Laura faleceu sábado último aos 96 anos.

O cantor e compositor Roberto Carlos nasceu em 19/4/1941 em Cachoeiro do Itapemirim,ES, mudando-se em 1950 para o Rio de Janeiro. Roberto Carlos desempenhou e ainda desempenha papel fundamental na música popular brasileira. Como cantor e compositor soube transitar nesses últimos 50 anos nas diversas modalidades e gêneros musicais. Do rock tímido e ingênuo dos anos 50 até às músicas românticas, passando pelas ecológicas e mesmo religiosas, sempre procurando melhorar e se esmerar em seu trabalho.
O primeiro movimento organizado do rock no Brasil aconteceu em 1958 no Rio de Janeiro com a fundação do Clube do Rock pelo radialista e produtor musical Carlos Imperial, onde se reuniam os amantes dessa nova onda musical.
Era a influência de Elvis Presley e outros artistas americanos através do cinema e dos discos, bem como dos Beatles logo em seguida que se fazia presente também no Brasil.
Foi então que candidatos a cantores como Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Tim Maia e outros jovens puderam iniciar suas atividades musicais. Roberto e Erasmo juntaram-se a Edson Trindade e Arlênio Gomes para formarem o conjunto de rock "The Snakes". A partir desses movimentos o rock brasileiro foi se firmando junto ao público jovem e em 1965 estreou na TV Record de São Paulo o programa Jovem Guarda sob o comando de Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléia.
Roberto Carlos destacou-se sempre como um dos líderes desse movimento, tanto cantando como compondo músicas do gênero. As músicas de maior sucesso de público dessa época foram: Quero que vá tudo pro inferno, Vem quente que eu estou fervendo, Eu te darei o céu, Festa de arromba, Namoradinha de um amigo, meu entre outras. A partir dos anos 70 com o declínio do movimento Jovem Guarda, Roberto Carlos soube redirecionar sua carreira, passando a cantar e compor músicas do gênero romântico, sendo até hoje um dos artistas brasileiros de maior prestígio junto ao público. Roberto Carlos tem sido ao longo de quase 50 anos de carreira o artista brasileiro mais popular e mais querido pelo público. Fato marcante na vida de Roberto foi quando em 1979 em visita ao México o Papa João Paulo II foi saudado por um coro de crianças cantando "Amigo" de Roberto e Erasmo Carlos e televisionado para o mundo todo; em 1980 participou da campanha beneficente para o Ano Internacional da Pessoa Deficiente; suas músicas foram gravadas pelos cantores mais populares do mundo: Julio Iglesias, Ray Conniff, Caravelli e outros; pelas excursões realizadas em 1982 ganhou o prêmio Globo de Cristal da gravadora CBS aos cantores que vendessem mais de 5 milhões de discos fora de seu país de origem; seu disco de final de ano de 1980 com as faixas "Emoções", "Cama e mesa" e "As baleias" teve grande sucesso de crítica e público. Outro fato importante da carreira de Roberto foi ter ganho o prêmio Grammy de melhor cantor latino americano em 1988. Em 1994 foi o primeiro latino americano a vender mais discos que os Beatles e nesse ano atingiu a fantástica marca de mais de 70 milhões de discos vendidos desde seu começo de carreira. Roberto Carlos é considerado um dos mais populares, um dos mais queridos, um dos mais talentosos artistas brasileiros de todos os tempos como cantor e compositor. Teve inteligência, competência e talento para saber a hora de mudar de gênero como fez em sua transição da fase jovem guarda para fase romântica com passagens por músicas de cunho social e até mesmo cunho ecológico. Roberto Carlos continua até nossos dias mantendo enorme prestígio, cantando em shows e gravando discos além de seu programa anual de fim de ano na TV Globo.

Roberto Carlos é o maior fenômeno musical brasileiro.
Com nossas homenagens ao Rei, curtam algumas de suas músicas.
Dárcio Fragoso/ Enviado por Alfredo Junta



6 comentários:

Saulo Caridade disse...

Um certo grau de preconceito e vergonha afasta as pessoas do Rei.

Acho muito dificil que alguem com mais de 30 anos (talvez menos) não tenham uma de suas musicas relacionadas com um momento de suas vidas. principalmete os amorosos.

Vida longa ao Rei.

Edson Riera disse...

Eu gosto do Roberto Carlos como 2 mais 2 são quatro.

edson

wartão disse...

Gostar de Roberto Carlos é sinonimo de bom gosto e sensibilidade, principalmente para quem tem mais de 30 anos.

Anônimo disse...

Alfredo,

Por favor crie um Blog no seu estilo.

Você escreve o que dá gosto de ler.

Obrigado.

Sua Fã.

Edson Riera disse...

Fã do Alfredo,

Eu também sou. Fique sabendo (leia em postagens mais antigas) que o Alfredo foi contra-baixista do Conjunto do Rock (na época se falava iê iê iê) "The dinamics" e acompanhou o nosso ídolo Roberto Carlos.

edson

Unknown disse...

Edson: bem que eu disse para não dar os créditos para mim...