Translate

domingo, 28 de fevereiro de 2010

EXTORSÃO SEM APONTAR ARMA



Anos atrás, quando eu ainda não era muito conhecido na cidade, o bom Professor de Empreendedorismo da Unifei, Fábio Fowler, convidou-me para conversar com os formandos daquele ano, sobre experiências da vida profissional.
Entre outras coisas eu disse para os jovens: O sucesso como pequeno empresário, está diretamente ligado a distância que ele (empresário) passar dos bancos.
Quanto mais longe, maior a perspectiva de sobrevivência.
Continuei: se você tem alguma reserva, te pagam 0,5% ao mês. Se você precisa de utilizar recursos de uma conta especial, sem negociação, você morre com 8% ao mês.
O famigerado "spread bancário" é um descalabro. Vejam os resultados anuais dos bancos.
Além do dinheiro que vai se esvaindo, a maioria dos pequenos e médios empresários passa a vida inteira perdendo pelo menos duas horas de sono por noite, sonhando com o gerente da sua conta. (corre o risco se for uma gerente, falar o nome dela dormindo e levar um cotovelaço da sua esposa).
Isso daria: 2 horas x 360 dias x 30 anos = 21.600 horas ( aproximadamente 3 anos). Coincidentemente, 10% da sua vida profissional.
Possivelmente muitos dos formandos presentes naquele dia, passaram a pensar duas vezes nos riscos de uma carreira sólo.
Concluí : é difícil localizar um pequeno e médio empresário dono do seu negócio. Às vezes nem ele percebe, mas o banco é seu guloso sócio majoritário.
Poupei-os de ouvir a repetida frase atribuída a Lenin: "O que vem a ser um assalto a uma agência bancária, perto da fundação de um banco ?"
Nunca mais me convidaram para falar!
ER







Nenhum comentário: