Translate

domingo, 28 de fevereiro de 2010

É DISCO QUE EU GOSTO (30)


NABUCCO


No inicio de 1974, caminhando pelas ruas do centro velho de São Paulo, ouvi uma música saindo de uma loja de discos chamada "Bruno Blois", que não sei se existe mais. Fiquei extasiado com os acordes, abandonei o que iria fazer e entrando na loja fui procurar saber o que estava tocando.
Era o coro dos hebreus da ópera Nabucco do italiano Giuseppe Verdi. Essa ópera trata da dominação do povo hebreu pelo rei Nabucodonosor.
Quase se tornou o hino nacional italiano. Mas se tornou o hino de liberdade de todos os povos.
Começa com "Va pensiero sull´ali Dorate" - (Vai pensamento sobre asas douradas).
A escuto sempre e quando isso ocorre, meu pensamento foge para um lugar imaginado e maravilhoso que tenho com detalhes mínimos no meu pensamento.
Ouçam com Metropolitan Opera House, com condução de James Levine. Garanto: Se você não se emocionar, ainda não entendeu totalmente o "viver é perigoso".
ER

Um comentário:

Saulo Caridade disse...

Há tempos queria enviar um post sobre musica citando uma grande musico, já falecido, um dos maiores bluesman que já existiu: STEVIE RAY VAUGHAN, ou simplesmente SRV.

O estilo musical de SRV tocar blues era fortemente influenciado por Albert King, que se auto-proclamou "padrinho" de Stevie, e por outros músicos de blues como Otis Rush and Buddy Guy. Stevie é reconhecido por seu som de guitarra característico.

A trajetória de SRV foi tragicamente interrompido quando, na manhã do dia 27 de agosto de 1990, ele morreu em um acidente de helicóptero próximo a East Troy, Wisconsin. SRV seguia para uma apresentação no Alpine Valley Music Theater, onde na tarde anterior se apresentara junto com Robert Cray, Buddy Guy, Eric Clapton e seu irmão mais velho Jimmie Vaughan.

O álbum de estréia do Stevie Ray Vaughan & Double Trouble foi lançado em 1983. O aclamado pela crítica, Texas Flood (Produzido por John Hammond) lançou o sucesso top 20 "Pride and Joy" e vendeu bem tanto nos círculos de blues como de rock. Os álbuns seguintes, "Couldn't Stand the Weather" (1984) e "Soul to Soul" (1985), vivenciaram quase o mesmo sucesso dos discos anteriores. O vício em drogas e o alcoolismo levaram Vaughan a ter um colapso durante sua turnê em 1986. Passou por um processo de reabilitação na Georgia um ano mais tarde. Após seu retorno, Vaughan gravou "In Step" (1989), outro disco aclamado pela crítica que ganhou um Grammy pela melhor gravação de blues. (Wikipédia)

O Edson relatou emoção no post acima ao falar da musica "Va pensiero sull´ali Dorate", eu digo que se há a possibilidade de emocionar com um clip de blues a opção, em minha opinião, é essa: Litle Wing, musica de outro gênio da guitarra Jimi Hendrix, neste clip produzido pela fabricante de guitarras Fender numa aula das possibilidades que se pode conseguir numa guitarra e um artista como SRV.

Se alguém gostar comente.

http://www.youtube.com/watch?v=UdYRzH10L2M