Translate

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

CONTA GOTAS

1 - Recorde: Estamos no último dia do Carnaval (exceto na Bahia, que é o ano todo) e consegui não assistir um segundo de televisão. Não vi nenhum folião, nem reportagens sobre acidentes nas estradas e nem resultados ou previsões de desfiles de Escolas de Samba. Soube que a Madonna e a Paris Hilton foram destaques. Uma, firme com o seu Jesus e outra, sempre prá lá de Bagdá. Creio não estar perdendo nada.

2 - Li que, em levantamento feito pelo Ministério do Trabalho, o Brasil tem menos de 150 palhaços registrados (profissão ainda não regulamentada). Agora... palhaços não registrados?! tem um pouco mais. Estás nessa ?

3 - Sucesso na Espanha a revista Cuore - 350.000 exemplares semanais. Pega no pé dos famosos, principalmente nas fotografias. Em entrevista para a PIAUÍ, o Diretor diz que a revista tem uma filosofia 100% livre de Photoshop. Continuando, diz: Trazemos as estrelas de volta à terra. Dizemos não só que você poderia ser essa mulher rica, bonita e famosa, mas também que, talvez, você esteja melhor do que ela. Nunca seremos belos como eles; eles, então, que sejam feios como nós. No concurso "As Piores Bundas do Ano", foram agraciadas Britney Spears, Beyoncé e Victória Beckham.
4 - Também não é só festa. O conglomerado Dubai World pretende pagar apenas 60% de sua dívida de US$ 20 bilhões. Isto, em sete anos. US$ 8 bilhões vão para o ralo. Ilhas em forma de coqueiros, torneiras de ouro nos banheiros... hum !
5 - O que não sabia: Segundo o Prof. emérito da USP, José de Souza Martins, a música caipira foi criada pelo paulista de Tietê Cornélio Pires de família antiga de São Paulo. Ele, escritor, levou anos amadurecendo a criação da música sertaneja de inspiração caipira. Protestante (Presbiteriano) como Otoniel Mota, em 1910 promoveu no Mackenzie- escola presbiteriana de São Paulo- conferência sobre o caipira e a apresentação de grupos de catira e o cateretê. Foi o interesse protestante por essas tradições que abriu o caminho para a secularização da música caipira sob a forma de música sertaneja. Como importantes nesse segmento, além dos falecidos Pena Branca e Xavantinho temos Renato Teixeira, Renato Andrade, Inezita Barroso, Rolando Boldrin, Ivan Vilela (todos conhecemos), Tavinho Moura, Almir Sater, Fernando Deghi, Pereira da Viola e outros mais.
ER

3 comentários:

Alfredo disse...

Apenas para constar, não sou nada fã da música caipira. Zero. Ouvi falar de Pena Branca e Xavantinho através de Cesário e Américo. Eles arrepiavam quando ouviam. Ouvi falar de Inezita Barroso, porque era para ser embalsamada quando eu nasci, há 64 anos. Rolando Boldrin, vi algumas propagandas falando de cimento-cola ou coisa parecida. Almir Sater, li algo sobre ele quando a Globo fazia sucesso com uma novela em que o ator principal era um barco.
Eu sei que estou depondo contra algumas raízes, blá, blá, mas o que toca meu velho cuore é outro gênero de música.

Anônimo disse...

Putz...agora descobri quem é o programador da Rádio Futura FM.

Nilda

Edson Riera disse...

Gente,

Eu também gosto das suas músicas. Só que além delas eu gosto de outras. Só não gosto de pagode e axé.