Translate

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

A CARGA DA BRIGADA LIGEIRA



O VALE DA MORTE
Fotografia do chamado "vale da morte", onde aconteceu a batalha de Balacrava (1854), na Guerra da Criméia. Fica onde hoje é a Ucrania.
Nessa guerra atuou o primeiro correspondente especial na história de tantas guerras.
Foi o Sr. William Howard Russel. Ele mandou um texto descrevendo a batalha, totalmente irreal. Com rara beleza, escreveu ele, de forma resumida: "Às onze e dez, nossa brigada avançou... Passou veloz e orgulhosamente, resplandecendo ao sol matinal com todo o orgulho e esplendor da guerra... À distância de 1.200 metros, toda a linha do inimigo vomitou, por trinta bocas de ferro, uma torrente de fumaça e chamas... conclui o Sr. William: Às onze e trinta minutos, nem um só soldado britânico, exceto os mortos e os agonizantes, sobrara diante dos canhões moscovitas."
Digo eu: A Carga da Brigada Ligeira é uma paixão que tenho desde a infância. Sobre ela ficou famoso o poema de Alfred Tennyson, que contém o verso:
"Não há nenhuma razão. Só há que agir e morrer"
Como curiosidade importante, nessa guerra esteve presente Florence Nightingale, que iniciou a medicina de guerra, provocando o surgimento da Cruz Vermelha.
Sobre essa batalha, escreveu o General Francês (estavam ao lado dos Britânicos) Bosquet : " É magnifico, mas isso não é a guerra."
ER

Um comentário:

wartão disse...

Guerra é guerra, e a unica coisa bonita de uma guerra é qdo. ela acaba e os contendores entendem que foi uma tremenda "furada" entrar na contenda.
Enfim, tudo seria mais bonito se não houvessem guerras e as pessoas conseguissem se entender sem apelar para a violência.
Infelizmente somos um planeta belicoso desde o inicio dos tempos, e é durante as guerras que a ciencia evolue.