Translate

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

VOCÊ TEM MEDO DA JUSTIÇA ?

Estive pensando nesse final de ano sobre um assunto: Justiça. Logicamente que falo em Justiça terrena e principalmente no interior.
Juntamente com o executivo e o legislativo temos o judiciário como os pilares da nação. Critica-se diariamente o executivo e o legislativo; e o judiciário ? Por que não? Tenho a impressão de que, principalmente nas pequenas cidades como a nossa, as pessoas têm medo de juízes, promotores e até mesmo de oficial de justiça.
Nunca consegui entender, tirando os advogados que vivem disso, a sensação de insegurança, preocupação e medo quando as pessoas têm que, por algum questionamento, comparecer ao Fórum.
Eu tenho bons amigos no meio, mas não convivo com eles. Praticamente, todos constroem um muro em redor de si e fazem questão absoluta de manter a distância. Quando muito, vão a um coquetel, saem nos jornais, porém sempre sisudos.
Todo o Brasil tem assistido pela televisão constrangedoras reuniões do Supremo Tribunal Federal, com insultos pessoais e etc.
Embora tentem não parecer, são seres humanos como todos nós e embora tenham capacidade e conhecimento acima da média, lá estão por indicação política. E isso não é desconhecido.
Que no País a Justiça, de modo geral, não funciona direito, todos sabemos. É lenta e por ser lenta, por si só já é injusta.
Uso essa introdução para comentar o publicado já neste ano no site do CNJ - Conselho Nacional de Justiça e comentado também no site do jornalista Cláudio Humberto, do seguinte modo:
"Aumentou em mais de 100% o número de reclamações contra Juízes em todo o País. Segundo balanço do Conselho Nacional de Justiça - CNJ, em 2009, foram protocoladas 1.584 queixas e denúncias de âmbito disciplinar contra magistrados ante 726 ocorrências em 2.008. De acordo com o relatório, este ano, o CNJ instaurou 125 sindicâncias para apurar supostos desvios, desmandos e falhas na atuação de Juízes. Este ano, o CNJ afastou oito magistrados e recebeu 8.679 procedimentos, incluindo sugestões, ante 4.547 registros no ano passado, o que corresponde a aumento de 90%. "
Concluindo, escrevendo: As pessoas que atuam no Judiciário merecem e devem ter todo o respeito da população, da mesma forma que os membros de executivo e do legislativo.
Temor ? Somente a Deus.
Edson Riera

Um comentário:

wartão disse...

A Justiça no Brasil(leia-se PODER JUDICIÁRIO) além de ser "CEGA, MUDA e SURDA", cf figura amplamente divulgada no mundo, tb. é "PARAPLÉGICA".
Abs.