Translate

domingo, 17 de janeiro de 2010

ERA LEE OU ERA LEVIS ?



Aula de mecânica dos fluídos. Auditório da EFEI lotado de alunos vazios na matéria. O Professor, recém- chegado da Alemanha, não conhecia ninguém e também ninguém o conhecia.
Dispara a escrever fórmulas e mais fórmulas, indicando curvas e gráficos para consultas. Silêncio mortal. Para se ter uma idéia,alguns dos "inteligentes" da turma, Carlão, Ludel e Walter Bianchi estavam cruzando os olhos como faróis desregulados, linguas para fora e estado de pré-pânico.
Os burros, que nunca entendiam nada mesmo na primeira apresentação, criavam corações com flechas atravessando-os com letras desenhando os nomes das namoradas. Flamil e Múcio desenhavam lances de gols do Flamengo.
Silêncio que precede as grandes catástrofes. Quarenta minutos se passaram e o Prof. Djalma lotando o quadro de, para nós, hieróglifos.
O Wallace, representante da turma, cochichava: Vamos ter que fazer um abaixoassinado para trocar de Professor. Não dá para acompanhar esse cara, ele raciocina em alemão.
Em meio ao maior silêncio, um braço se levanta, chamando o Professor.
O jovem mestre, volta-se para o público ignorante e educadamente diz: Pois não !
Alívio geral. Pelo menos alguém faria uma pergunta e assim fazendo, estava entendendo alguma coisa.
Era o Alkmim. Ele estava um ano a nossa frente mas era dependente naquela matéria, a famigerada MecFlu, para os íntimos.
Eu já o conhecia e tapei os ouvidos, pois sabia que ele estava meio que trocando as rádios.
O Alkmim se pôs de pé e disse: Professor, gostaria de fazer duas perguntas:
Primeira: A calça que o Senhor está usando é Lee ou Levis ?
Segunda: O Senhor comprou no Brasil ou trouxe da Alemanha ?
O Professor entre atônito e indignado, apanhou suas coisas em cima da mesa e se retirou abruptamente da sala de aulas.
Sem saber o que fazer, levantamos o Alkmim nos ombros e o carregamos como um herói, vencedor da maratona, pelos corredores da Escola.
ER

3 comentários:

Bah Gorgulho disse...

Talvez o Alckmin soubesse que Lee e Levi's é a mesma calça.
Levi's é a abreviatura do nome do Alemão Loeb Strauss que transformou o macacão de brim azul reforçado, usado pelos trabalhadores, em calça.
Ao emigrar para os EE.UU, trocou o Loeb por Levi para facilitar a pronúncia do seu nome.

Lee é a marca de uma fábrica americana que aprfeiçoou a calça jeans, modernizou e valorizou-a. Ela se tornou mais popular através de James Deam no cinema.(Juventude transviada)
Ou seja...
O Alkimin tirou o Alemão do sério.

Saulo Caridade disse...

Pra tirar de vez a divida:

Sobre Levi Strauss (Levai Strôw):

"Levis Strauss era um vendedor de lona. E assim como as ferramentas de exploração nas minas de ouro, no ano de 1850, a lona já estava presente e todos os cantos onde houvesse um operário, não havendo mais a quem vender. Com lonas encalhadas em seu estoque, Levis Strauss, percebendo que os operários das minas careciam de roupas resistentes, decidiu utilizar a lona como tecido de roupas de trabalho mais resistentes.

Inicialmente, o alemão residente no oeste americano, confeccionou três peças de calças feitas a partir de suas lonas, a aceitação dos mineradores foi positiva e imediata pela durabilidade. A calça jeans mais conhecida inicialmente com jeanswear, estava incorporada ao gosto dos mineradores.

Há uma outra versão do surgimento do jeans, antes de Levi Strauss conceber o seu invento, na cidade de Nimes, na França, uma calça com tecido e costura muito próxima do jeans já havia sido popularizada a partir de uma indústria em Maryland, na Nova Inglaterra.

Seja em Maryland ou pelas mãos de Levi Strauss, o jeans teria nascido de um tecido marrom, depois emergido para a cor verde e finalmente para o tradicional “blue”. A partir das décadas de 40 e 50, a roupa passou a ser incorporada no uso informal jovem.

O conceito de uso do jeans como símbolo de rebeldia jovem e despojada iniciou através do cinema, em filmes que tinham James Dean e Marlon Brando como símbolos de juventude. Nesta época as marcas Levi´s, Lee e Mustang passaram a competir mais fortemente no mercado."

Sobre Lee:

"Em 1889 o americano Henry David Lee abriu a H.D. Lee Mercantile Company na cidade de Salinas, estado americano do Kansas, distribuindo comida e alimento entre as cidades de Kansas City e Denver. Em 1912 a empresa inaugurou sua primeira fábrica na cidade começando a produzir macacão, jaquetas e calças jeans. A empresa cria a Union All, uma roupa que unia a jaqueta e a calça em uma única peça. No começo dos anos 20 a empresa construiu novas fábricas e abriu pontos de venda nas cidades de Los Angeles e San Francisco. Em 1924 a Lee lançou o jeans cowboy, surgindo a tradicional etiqueta de couro na calça. Dois anos depois introduziu no mercado a calça jeans com zíper.

No ano de 1964 a empresa abriu sua primeira fábrica no exterior com a inauguração de uma unidade na Bélgica na cidade de Waas. Ainda nesta década a Lee abriu inúmeras fábricas pelos Estados Unidos, crescendo num ritmo acelerado. Em 1969 a Lee foi comprada pela VF Corporation. No ano de 1973 a empresa lançou a marca Ms. Lee, voltada para o público feminino. Em 1979 é introduzida a campanha publicitária com o slogan “Lee Fits America”. Em 1981 a empresa fabricou 502 milhões de unidades de roupas, além da calça com cinco bolsos chamada de Lee “Genuine Jeans” ter sido aceita em todo o país. No ano seguinte ingressou no mercado do jeans lavado."

Ps: Lógico que tudo isso foi extraido da Net.

Edson Riera disse...

Quem nunca teve uma Lee ou uma levis? Já escrevi aqui que a minha primeira Lee, comprei do Luciano Ferrer. A primeira Levis comprei de um estudante amazonense.
Estamos sabendo muito sobre calças.