Translate

sábado, 26 de dezembro de 2009

PASSOU O NATAL MAS AINDA TEM COISA

A grande verdade é que a mesa fica muito bonita na noite de natal. Entram em cena aquelas tijelas de inox, louças e talheres que vemos somente uma ou no máximo duas vezes por ano. Normalmente dá um trabalhão para retira-las dos últimos recônditos dos armários. Depois de usadas e lavadas, normalmente não cabem no mesmo lugar. É um saco.
Como normalmente a ceia é próximo da meia-noite, já não estamos mais com fome, de tanto beliscar os pratos na cozinha.
Principios de lágrimas, agradecimentos e bilhões de fotos tiradas com máquinas digitais e telefones celulares. Impressionante como na fotos, todos parecem mais velhos e mais gordos. Na verdade, não parecem. Estão mesmos.
O peru praticamente sumiu das mesas, substituido e muito bem pelo Chester. O lombo e o pernil continuam bem cotados, sendo a leitoinha, o carro chefe da mesa.
Sobra quase tudo. Para guardar, e tem que ser num local resfriado, é uma luta.
No dia seguinte, no almoço e no jantar, já meio que desmontados e com aparência triste, voltam a frequentar as mesas. Parte já vai embora, pelo risco da possibilidade de causar mal estar.
Ainda temos sábado e domingo. Os pratos mais resistentes ainda voltarão para as mesas, porém transformados em quitudes atrativos, como bolinho disso, bolinho daquilo, pasta daquilo, etc, e ninguém consegue identificar mais, o animal de origem.
As vezes, as crianças ingênuas questionam: Esse bolinho é de bacalhau ou de leitoa, no que o Avô meio mal humorado, responde: Esse bolinho é de um novo animal chamado bacatoa ou leitalhau
Que maravilha, Na Segunda Feira voltaremos ao arroz com feijão, bifinho, ovo frito e saladinha de tomate.
Sobreviveremos. Não me falem em passagem de ano !
ER

Nenhum comentário: