Translate

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

GRANDE MARIO LAGO

Hoje 26 de novembro, Mario Lago faria 98 anos se estivesse vivo.
Um dos mais brilhantes artistas brasileiros, dedicou-se com muito sucesso ao teatro, cinema, literatura, televisão e música.
Estudou no Colégio Pedro II entre os anos de 1923 e 1926 onde participou. como lider, de uma greve e concluiu o ginasial no Curso Superior Preparatório. Formou-se em Direito em 1933, por insistência familiar, mas só exerceu a profissão durante três meses. Chegou a trabalhar como funcionário da Seção de Estatísticas Sociais e Culturais do Departamento de Estatísticas do Rio de Janeiro, de 1938 a 1940. Nesse ano foi nomeado membro do Conselho do IBGE, mas não tomou posse. Sua trajetória de vida sempre foi traçada pela intensa militância política. Fez parte dos quadros do Partido Comunista Brasileiro por 50 anos como o companheiro Pádua, fato que lhe rendeu represálias nos tempos da ditadura Vargas e da ditadura militar, incluindo algumas prisões.
Em 1964, foi um dos primeiros nomes a encabeçar a famosa lista de inimigos do regime militar, sendo até cassado, como outros companheiros, de suas funções na Rádio Nacional.
Suas músicas de maior sucesso foram "Amélia" e "Atira a primeira pedra" ambas com Ataulfo Alves.
Escrito por Dárcio Fragoso e enviado por Alfredo Junta (seu amigo).
Digo eu: Em 1976, em uma brincadeira de "amigo secreto" no final de ano, uma secretária (Suely), saiu com o meu nome. Na caixa de mensagens, em um bilhetinho perguntou o que eu gostaria de ganhar (dentro de um limite de valor estabelecido para todos). Só para chatea-la indiquei um livro que eu procurava e constatei que a edição estava esgotada. O livro era "Chico Nunes da Alagoas" do Mario Lago. Lançado em 2ª edição, em 1975, pela editora Civilização Brasileira . É um estudo sobre um poeta repentista Alagoano.
Pois não é que a Suely, não sei onde e não sei como, achou, comprou e me deu o livro de presente (o tenho ainda na estante).
Tudo na vida passa .
Passa samba por valsa,
Passa passa por ameixa,
Só não passa moeda falsa
Porque a polícia não deixa

Chico Nunes das Alagoas


ER

Nenhum comentário: