Translate

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

DIA DA BANDEIRA - HOJE

Que chato, ninguém dá mais bola para o Dia da Bandeira. Os jornais nem mencionam. Se eu não tenho comigo um Almanaque Biotônico Fontoura, também iria passar batido.
Não sei de onde saiu essa expressão e creio que não usam mais: "Dar Bandeira". Fulano deu bandeira. Traduzindo, fulano deu bobeira , teremos: Bobeira=Bandeira.
Quando servi o glorioso exército nacional no 4º BE Cmb, em plena ditadura militar, logo nos primeiros dias como soldado, o Capitão chamava um por um na sua sala.
Você se apresentava militarmente.Ele fazia algumas perguntas e admoestaçãos de praxe e questionava: Quem é a sua Mãe ? Passado o susto inicial, eu disse: Não tenho mais não Capitão; era o Dnª Dina, mas já faleceu.
Seu quadrúpede, você tem Mãe sim! Ali está ela! Disse ele, mostrando a Bandeira Nacional. Beije-a!...
Doravante ela passa a ser sua Mãe e não se fala mais nisso, sua anta.
Passei uns bons tempos com raiva da minha Mãe, digo, da Bandeira Nacional.
ER

2 comentários:

Alfredo disse...

Você não viu, ontem no UOL, a foto da Bandeira Nacional diante do Congresso Nacional? De tão descuidada estava começando a rasgar-se.

Alfredo disse...

Lembro-me de quando eu era membro do Rotary. Não me conformava em ter que bater palmas para a Bandeira Nacional. Um dia resolvi dizer, na reunião, que era contra bater palmas para a Bandeira Nacional. Justamente quem também era membro? O Coronel José Cláudio Silva, que é hoje Conselheiro do Clube Itajubense, como nós.
Prá que que eu fui dizer aquilo. Arrumei uma baita confusão com o Coronel e nunca mais fui a uma reunião do Rotary. Até hoje o Coronel é meio virado comigo.