Translate

domingo, 11 de fevereiro de 2024

VALEU HERMANOS



Exatamente às 9h45 deste domingo, o Papa Francisco leu a fórmula de canonização "Beatam Mariam Antoniam a Santo Ioseph de Paz y Figueroa" e tornou Maria Antonia de Paz y Figueroa a primeira santa argentina.

Conhecia como Mama Antula, a beata é considerada a primeira defensora dos direitos humanos na Argentina durante a época do vice-reinado colonial espanhol do Rio de La Plata, segundo seus biógrafos.

- Ela teve uma vida de compromisso com os excluídos, que eram os indígenas, escravos, mestiços e camponeses — disse Cintia Suárez, coautora da biografia da santa com a italiana Nunzia Locatelli. De uma rua de Buenos Aires, Suárez aponta para a monumental basílica neoclássica Nuestra Señora de La Piedad e diz: "Este é o lugar onde a mulher pioneira que defendeu os direitos humanos dos desfavorecidos decidiu ser enterrada".Ela viveu entre 1730 e 1799 - dentro da igreja no bairro central de Congresso.

A celebração, que ocorreu na Basílica de São Pedro, foi marcada pelo abraço inesperado entre o Pontífe e o Presidente Milei.

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: