Translate

segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

REPETIR, JAMAIS !

 

Viver é Perigoso

Um comentário:

Anônimo disse...

O aumento do nível das águas chega aos EEUU.
Onde? Na Louisiana. Palco de grandes tempestades e furações. Lembram do Katrina em 2005? 1.800 mortes. Mais de 1 milhão de americanos afetados direta e indiretamente. Pois é. Nessa região com clima muito instável por causa das águas quentes do Golfo do México. Essas águas são como uma incubadora defuracões. Agora apresenta perdas expressivas de áreas terrestres para o mar. O furacão IDA engoliu 274 km² da costa. E com o aumento das temperaturas o quadro tende a piorar. Só numa das ilhas do delta – Jean Charles - a perda territorial já chega a 97%!!!!
Mas e por aqui? Um mapa que mostra as regiões da cidade de Salvador, Bahia, que podem estar submersas até 2030. Impressionou muitas pessoas no Twitter outro dia. A ferramenta elaborada por uma organização internacional independente chamada Climate Central mostra ao usuário as porções de terras litorâneas que estão ameaçadas de inundação até determinados anos. A famosa praia de Boa Viagem deixaria de existir. Bem como boa parte da zona portuária.
Talvez o caso mais grave seja de Recife. A Veneza Brasileira. A cidade mais baixa do Brasil. E portanto, segundo a ONU –IPCC- a 16ª mais ameaçada no mundo. Recife seja a cidade brasileira mais afetada pelo avanço marítimo, por causa da a geografia, a densidadedemográfica/desigualdade social. Estudos também apontam para Santos e o Rio De Janeiro.
E não só na questão das perdas das praias. Problemas também no esgotamento sanitário, transporte e por que não, as nossas exportações.
Mercado-Lógico