Translate

quarta-feira, 27 de dezembro de 2023

TOMOU O BARCO



O engenheiro austríaco Gaston Glock, inventor da pistola que carrega seu sobrenome e revolucionou a indústria das armas, faleceu hoje (27), aos 94 anos, informou a empresa que ele fundou.

Tão discreto quanto famoso, o pai da pistola semiautomática Glock estudou engenharia mecânica em Viena antes de projetar protótipos de pistolas.

Em 1982, ele venceu uma licitação do Exército austríaco apresentando uma arma com numerosos componentes não metálicos, mais barata, leve e fácil de desmontar do que as de seus concorrentes.

Sua empresa, sediada em Deutsch-Wagram (Austría), produz a pistola que tornou-se um ícone nos Estados Unidos, onde estima-se que seja usada por 80% dos policiais, e ganhou relevância cultural sendo enaltecida por Hollywood.

O ex-ditador iraquiano Saddam Hussein tinha uma Glock quando as tropas americanas. O neonazista norueguês Anders Behring Breivik usou uma dessas pistolas para matar 69 pessoas que participavam de um acampamento de jovens trabalhistas na ilha de Utoya, em 2011.

FSP

Viver é Perigoso

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa invenção....