Translate

sábado, 30 de dezembro de 2023

MERCADO LÓGICO




Ano Novo chegando.

Infelizmente as constatações não são boas.

A Universidade de Exeter, no Reino Unido, onde se concentram grandes estudos sobre o aquecimento global, trouxe à baila um estudo: “Os pontos de inflexão do planeta: uma ameaça a humanidade sem precedentes”

São 5 os pontos que se atingidos desencadeariam grandes catástrofes globais:

1-Desaparecimento dos Corais de Águas Quentes

Situados na altura do equador. Estão esbranquiçando. Ecossistemas altamente sensíveis às mudanças climáticas. Sendo particularmente vulneráveis ao aumento da temperatura da água e à acidificação dos oceanos. Lembramos que a acidificação dos oceanos é provocada pela concentração exagerada de CO2 na atmosfera.

2-Circulação do Atlântico Norte

Temos no nosso planeta um grande distribuidor de calor. A chamada circulação Termohalina. Que é movida principalmente pelas diferenças de temperatura e salinidades entre regiões equatoriais e polares. 90% do calor global está armazenado nos oceanos. As mudanças nessas correntes influenciam o clima em diversas regiões do globo. Com o derretimento das geleiras muita água doce está sendo lançada aos mares. Alterando a salinidade. Taí o El Nino para comprovar. Magistralmente retratada no Filme “O Dia Depois de Amanhã” de 2004.

3- Manto de Gelo da Groelândia

A temperatura média do planeta já subiu 1,2° desde a Revolução Industrial.E esse processo é uma peça-chave no aumento do nível do mar. Podendo atingir proporções alarmantes. A Groenlândia está perdendo seu manto de gelo. E em 2023 ela perdeu gelo pelo 27º ano consecutivo. Área da Groelândia: 2,16 milhões de km².1/4 do Brasil!!!!. Dá para imaginar todo esse manto de gelo derretido?

4- Manto de gelo da Antártida Ocidental

Imagens de satélite mostram que desde 1978 a Antártida vem perdendo gelo. Situação bem parecida com a Groelândia. Em meados de julho de 2023 o gelo marinho do continente estava 2,6 milhões de quilômetros quadrados abaixo da média de 1981 a 2010.

5- Perda do Permafrost - solo congelado do Ártico

Aqui também o mesmo problema. Solo congelado de regiões do Alasca, Rússia, China e Europa Oriental. O descongelamento desse solo, que cobre cerca de 23 milhões de km² (quase 3 vezes o Brasil!!!) no norte do planeta. Não é facilmente visível. Pois ele fica abaixo da superfície. Mas representa um problemão. Armazena uma enorme quantidade de carbono - CO2. Aproximadamente 1.700 bilhões de toneladas!!!!

Os sinais estão todos aí. E continuamos com a Marcha da Insensatez. E discussões intermináveis nos fóruns globais. Com poucas decisões práticas.

Que as notícias melhorem em 2024.

Abraços a todos. 

Agradecimento particular ao zelador pelo espaço.

Mercado- Lógico

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: