Translate

domingo, 10 de dezembro de 2023

JÁ ENCAROU ?




"Quando­ certa­ manhã­ Gregor­ Samsa­ acordou­ de sonhos intranquilos, encontrou-se em sua cama meta­morfoseado num inseto monstruoso. Estava deitado sobre­ suas costas­ duras­ como coura­ça­ e, ao levan­tar­ um pouco­ a cabe­ça,­ viu seu ventre­ abaula­do,­ marrom,­ divi­di­do­ por nervu­ras­ arquea­das,­ no topo do qual a cober­ta,­ prestes­ a desli­zar­ de vez, ainda­ mal se susti­­nha. Suas numerosas pernas, lastimavelmente finas em comparação com o volume do resto do corpo, tremu­lavam desamparadas diante dos seus olhos. - O que aconte­ceu­ comi­go?­ - pensou­."

Primeiro Parágrafo de "A Metamorfose" - Franz Kafka


Escreveu Antonio Prata (na FSP), que o escritor britânico Kingslay Amis disse que a melhor descrição literária da ressaca é o primeiro parágrafo de "A Metamorfose", do Kafka.

O escritor Kingsley Amis dizia haver duas ressacas, a física e a metafísica. A primeira é a do corpo: dor de cabeça, náusea, cansaço, uma sede de náufrago.

Tudo fichinha diante da segunda, aquele pânico que nos acomete ao abrirmos os olhos depois de uma bebedeira com a vaga sensação de ter assassinado alguém (talvez a si próprio?) na noite passada, a certeza de ter dado errado na vida, de estar mal no trabalho, na família, a de ser um pária –e de ter dançado Macarena em cima da mesa.

A ressaca física costuma passar em 24 horas, à base de muita água, frutas, legumes e suco de tomate. A metafísica pode durar dias, semanas ou meses .

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: