Translate

sábado, 25 de novembro de 2023

DUCAL = DUAS CALÇAS



Ducal - Simplesmente duas calças.

A Ducal Roupas foi uma rede de lojas de roupas masculinas brasileira de muito sucesso nas décadas de 1950 e 1960. Seu nome era a junção das sílabas das palavras "duas calças", pois quem comprava um paletó e uma calça ganhava outra mais barata e ficava, assim, com duas calças. A promoção deu fama à empresa junto com o seu sistema de crédito (24 vezes).

A Ducal Roupas era referência no mercado de moda masculina na metade do século passado. Firmou-se como uma marca popular para a classe média-baixa. As roupas da marca eram de boa qualidade, mas não chegavam a ser muito sofisticadas e com cortes impecáveis.

O meu terceiro terno (quando comecei a trabalhar em São Paul) saiu da Ducal em São Paulo, nas proximidades da Praça do Patriarca em São Paulo. O primeiros saiu da Alfaitaria, do Sr. Zequita. O segundo terno, vai ser motivo para uma história à parte.

A Ducal não era apenas uma grande marca mas sim um grande grupo empresarial da época e que possuía além das lojas, indústrias de roupas e eletrônicos (Denison), serviços de banco de dados (Datamec), consultoria jurídica, crédito (Banco Delta e Decred), agência de publicidade (Denison Propaganda) e e até galeria de arte (Petit Galerie).

Na publicidade, a Ducal investiu em modelos e manequins desconhecidos e famosos, como Pelé e Emerson Fittipaldi, que fizeram algumas campanhas para a marca.

A última, localizada da Ducal foi desativada em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro em 1986.

Viver é Perigoso

2 comentários:

Anônimo disse...

Ducal, mappim, sears, inglesa Levy, etc...grandes lojas, e assim vão renovando e quem fica pra traz é tartaruga...

Anônimo disse...

Ducal, mappim, sears, inglesa Levy, etc...grandes lojas, e assim vão renovando e quem fica pra traz é tartaruga...