Translate

quarta-feira, 11 de outubro de 2023

MERCADO LÓGICO




Efeito Estufa 2

“Estamos na luta de nossas vidas. E estamos perdendo. As emissões de gases de efeito estufa continuam crescendo. As temperaturas globais continuam subindo. E nosso planeta está se aproximando rapidamente de pontos de inflexão que tornarão o caos climático irreversível”.

Antonio Guterrez - Secretário Geral da ONU

VEJAM A ENCRENCA QUE ESTAMOS METIDOS.

Quantas pessoas no mundo vivem com menos de 1 dólar por dia?

Um terço da humanidade. 1,3 bilhão de pessoas. Vive com menos de US$ 1 por dia.!

Números mostram que se quisermos trazer minimamente os pobres do mundo a um padrão de vida razoável (p.ex.US 15,00 por dia = R$ 75,00) o planeta não aguentará. Não há recursos naturais para tanto. 

Consensual que quanto mais desenvolvida economicamente a população mais recursos naturais ela consome. Água, energia, transportes, moradia, esgoto, alimentação.

Peguemos o caso da alimentação. Pelo elemento mais básico. Consumido pelos quatro cantos:o arroz.

Estudos mostram que o cultivo de arroz inundado é uma fonte de emissão antrópica global de metano (CH4). Estima-se que a taxa de emissão global desse gás nos campos de arroz irrigado chegue a 16%. Do total de emissões planetária. 

De todas as fontes lembremos que o metano CH4 é 30 vezes mais poderoso para formar o Efeito Estufa que o decantado CO2 dióxido de carbono.

Pegando a agricultura como um todo. E por enquanto não entrando na questão do desmatamento. Ocasionado por abertura de novas fronteiras agrícolas. Vejamos o caso dos fertilizantes. Fertilizantes podem representar até 10% das emissões globais de gases do efeito estufa. Adubos químicos contribuem para o agravamento das alterações climáticas.

Estes estudos sugerem que as emissões de óxido nitroso N20 decorrentes da utilização de fertilizantes químicos são 3 a 5 vezes maior do que o relatado pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) órgão da ONU.

Comparativamente podemos dizer que o uso de fertilizantes químicos pode gerar mais emissões de gases do efeito estufa do que as emissões totais de todos os carros e caminhões que circulam nos Estados Unidos hoje.

Então como acabar com a chaga da pobreza e da fome sem destruirmos o planeta?

Infelizmente a conta não fecha. Como diz o zelador: estamos lascados.

Mercado-Lógico



Viver é Perigoso

Um comentário:

Anônimo disse...

Desde que o mundo é mundo...e assim seguiremos até o fim.
Simples.