Translate

quarta-feira, 4 de outubro de 2023

CANTINHO DA SALA

Egon Schiele - 1917

Sete desenhos de Egon Schiele, pintor expressionista austríaco, foram devolvidos para os herdeiros do judeu identificado como Fritz Grünbaum, que possuía as obras, antes de ser morto pelos nazistas.

A transferência das obras para os familiares do judeu foi marcada por uma cerimônia no Gabinete do Procurador Distrital de Manhattan, em Nova York.

As sete obras do pintor expressionista austríaco possuem o valor estimado de US$ 780.000 a US$ 2,75 milhões. Vale destacar que Fritz tinha centenas obras de arte e, após a Alemanha invadir a Áustria, em 1938, ele foi preso pelos nazistas. Antes de morrer, o pintor foi obrigado a fazer uma procuração para sua esposa. A mesma, tempos depois, foi forçada a entregar aos nazistas a coleção dele.

Os desenhos se encontravam em 1956 em Berna, na Suíça, tendo sido adquiridos pelo dono de uma galeria de Nova York. Então, elas foram enviadas para Manhattan, onde foram vendidas, antes de serem apreendidas pelas autoridades, para colecionadores e instituições.

Egon Schiele foi um pintor austríaco ligado ao movimento expressionista. Um protegido de Gustav Klimt, foi um pintor importante do início do século XX. Seu trabalho é célebre por sua intensidade. Nasceu em 1890 e tomou o barco em 1918.

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: