Translate

terça-feira, 19 de setembro de 2023

MERCADO LÓGICO



Lula discursando hoje na ONU

"aventureiros de extrema direita" surgem dos "escombros do neoliberalismo"

Mercado Lógico, dê uma força no tema envolvendo os "Chicago Boys" do Pinochet.

E nós nessa ?

Abraço,

Zelador

Viver é Perigoso

2 comentários:

Anônimo disse...

De novo o PIB
De acordo com o Boletim Macrofiscal do Ministério da Fazenda foi eleva projeção do crescimento do PIB de 2023 de 2,5 % para 3,2%. Há um carregamento estatístico para o trimestres vindouros? Ao que tudo indica sim. Mas há outros fatores positivos. Bons resultados da economia projetados especialmente para o último trimestre(out/nov/dez). Melhorias na renda disponível e as condições de acesso ao crédito (muito por causa do Desenrola) das famílias. Devem impulsionar a demanda doméstica nos próximos meses. As projeções de 2023 melhoraram para todos os setores. Agropecuário de 13,2% para 14,0%. Indústria de 0,8% para 1,5%. Serviços de 1,7% para 2,5%. Tudo isso num cenário ainda de queda da inflação. (apesar da projeção de um IPCA de 4,85 % no acumulado do ano). Também a recuperação dos níveis de emprego/massa salarial. Perspectivas também para uma recuperação chinesa. E lógico a continuada da queda da Selic.
Mas por que o cenário do “Brasil que surpreende?”. Alguns técnicos atribuem a pujança do Agro. Sem dúvida. Mas os indicadores mostram que a indústria e os serviços também crescem. Parece que algumas mudanças macroeconômicas já feitas anteriormente estão dando resultados agora.
Destaco:
- arrumação da economia durante a dupla Temer/Meireles;
- aprovação do teto de gastos;
- reforma trabalhista;
- reforma da previdência;
- marco legal do saneamento;
Já mais recentemente:
- a aprovação do novo Arcabouço Fiscal (mesmo ainda dependente do aumento das receitas);
- reforma tributária avançando;
- o lançamento de um PAC bastante realista;
- uma agenda verde também bastante realista;
E principalmente uma estabilidade institucional e política que não víamos há anos. Apesar de setores radicais do PT, do apetite do Centrão por cargos.
Mercado-Lógico
ET- Zelador, sobre o discurso do presidente na ONU vou tentar.

Anônimo disse...

Lula na ONU
Primeiramente constado.
-Discurso amplo com abordagem de muitos temas. Como não poderia deixar de ser.
-Uma grande diferença entre os discursos na ONU do Bolsonaro e do Lula. Bolsonaro tinha projeção internacional ZERO. Usava a apresentação na Assembleia Geral para falar ao público interno. Para brasileiros. Lula ao contrário tem projeção internacional. Usa o discurso para falar para esse público.
-Mesmo em discursos preparados pelas assessorias, escorregões são dados. Acerta Lula quando fala de meio ambiente. Crise climática. Financiamentos internacionais para a manutenção da Amazônia. Sobre o combate à fome e as desigualdades. Direitos humanos.
-Erra solenemente quando introduz ideologia nos assuntos políticos e econômicos. (Bolsonaro cometia os mesmos erros).
Erra então quando fala de economia global e cita o vasto conceito do neoliberalismo. E o restringe. Na realidade acho que pretende atacar o capitalismo em si.
Na citação aos Chicagos Boys tenta conectar jovens economistas formados na Católica do Chile que seguia a os ditames da Universidade de Chicago (um dos berços modernos do liberalismo). Esses jovens economistas foram recrutados pelo regime tirânico do General Augusto Pinochet. Para tocar a economia chilena depois do fracasso econômico do primeiro presidente socialista das Américas. Salvador Allende foi deposto e morto. Então Lula “linka” liberalismo com tirania de direita.
Lula tenta falar para a ala mais ideológica de setores do PT. Nada a ver com a nossa realidade no dia a dia. Das decisões governamentais. Lembrando que se desejasse algo semelhante aqui seria barrado pelo Congresso muito mais conservador. E pelo sentimento maioria da população.
Espero ter contribuído.
Mercado-Lógico