Translate

sábado, 2 de setembro de 2023

MERCADO LÓGICO




O Produto Interno Bruto. 

De novo a surpresa. 

Pois é o Brasil parece maior que suas crises. Apesar dos avanços na aprovação de matérias econômicas no Congresso. Bateu os últimos dias um pessimismo com o comportamento das contas públicas. Quedas na bolsa e alta do dólar. 

Motivo? A apresentação do Orçamento de 2024. A constatação de que o governo tem que arrecadar mais. Para o prometido déficit ZERO no ano que vem. Precisam de algo em torno de R$ 160 BI!!!!. 

Como comentado o governo conta com várias arrecadações extras. Dependentes do Congresso e da Justiça. Outra seria o aumento natural da arrecadação via crescimento econômico. Até ontem a previsão era de um PIB de 2,3% no ano. E não é que no segundo trimestre de 2023 o Brasil surpreende de novo! PIB de 0,9%. 

E dessa vez não foi o AGRO o responsável mas a Indústria. O crescimento na Indústria se deve aos desempenhos positivos de 1,8% nas Indústrias Extrativas e 0,7% na Construção. E os Serviços com destaque para as Atividades Financeiras. Com esse novo número do PIB no trimestre. A queda contínua da Selic. O desemprego caindo (7,9%). Consumo das famílias aumentando. Gastos governamentais idem. Programas bem sucedidos como o Desenrola. 

As perspectivas para o final do ano é de um PIB maior que 3,2%. 

Realmente um feito se comparado ao resto do mundo.

Mercado-Lógico

Viver é Perigoso

Um comentário:

Anônimo disse...

Para desespero de muitos:
FMI: O Brasil pode voltar a fazer parte do grupo das 10 maiores economias do mundo já em 2023.
G 20: O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro foi o quinto que mais cresceu no segundo trimestre de 2023 entre os integrantes do G20, segundo o ranking da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
A economia do Brasil, a mais forte da América do Sul, cresceu 0,9% no segundo trimestre de 2023.